Navegação Programa de Pós-Graduação em Filosofia por título
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A gênese ontológica do comportamento científico em Ser e Tempo de Martin Heidegger
(2007-03-19)O objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma reconstrução da gênese ontológica do comportamento científico tal como esta é apresentada em Ser e Tempo (1927) de Martin Heidegger. Para Heidegger, a ciência ... -
O giro ontológico da verdade: de Heidegger à fenomenologia material de Michel Henry
(2022-09-22)O conceito de verdade de um modo geral atravessa o pensamento de Heidegger. Na sua ontologia fundamental recebe a significação de descoberta e, em um sentido especial, de abertura. Como um conceito ontológico, é sempre ... -
Hare sobre a falácia naturalista
(2009-08-25)Este trabalho tem por objetivo apresentar a crítica de Hare às teorias éticas que cometem a chamada falácia naturalista . Estas teorias, segundo o autor, buscam uma definição para as palavras de valor palavras que ... -
Hart sobre o princípio de Mill
(2011-04-15)O presente trabalho tem por objetivo investigar a relação entre legalidade e moralidade na concepção do teórico do Direito Herbert L. A. Hart. Analisamos os argumentos que surgiram como reação ao polêmico Relatório do ... -
Heidegger e Kant: o projeto ontológico de Ser e Tempo e a interpretação fenomenológica da Crítica da Razão Pura
(2013-10-30)O objetivo do trabalho é reconstruir a interpretação fenomenológica da Crítica da Razão Pura realizada por Heidegger ao final dos anos vinte à luz da tarefa de destruição da história da ontologia seguindo o fio condutor ... -
Hermenêutica da facticidade e coexistência cotidiana com outros: Heidegger e a Retórica de Aristóteles
(2011-08-31)O presente trabalho possui o objetivo de apresentar a reconstrução da interpretação heideggeriana da Retórica de Aristóteles, no período entre 1922 e 1927, no contexto do projeto da hermenêutica da facticidade. O ponto ... -
Hermenêutica e teoria da ação em o si-mesmo como um outro de Paul Ricoeur
(2004-08-03)Esta dissertação aborda os conceitos de hermenêutica e teoria da ação em Paul Ricoeur (1913). A ênfase da análise centra-se na relação entre teleologia e deontologia, mostrando a tentativa de ancoragem da hermenêutica no ... -
Hume e o problema da identidade pessoal
(2017-03-08)Esta dissertação investiga o problema da identidade pessoal nos escritos de David Hume no Tratado da natureza humana. Para isso, apresento a concepção humeana de eu no âmbito das operações do entendimento e das paixões ... -
Husserl e os limites da redução fenomenológica nas idéias I
(2009-10-14)A não compreensão da peculiaridade da problemática fenomenológica husserliana em relação às ciências de fato e em especial à psicologia (já seja uma não compreensão oriunda de filósofos ou psicólogos alheios ou não ao ... -
Idealismo transcendental e a gênese da idéia de liberdade na Crítica da Razão Pura de Kant
(2007-08-10)A presente dissertação tem como proposta explorar o conflito entre causalidade natural e causalidade por liberdade na Crítica da Razão Pura. Mais precisamente a partir da Dialética Transcendental, onde o conflito é apresentado ... -
A ideia da liberdade em Kant: o percurso da Crítica da Razão Pura à Fundamentação da Metafísica dos Costumes
(2014-04-25)Neste trabalho pretendemos desenvolver uma análise acerca do conceito de liberdade em Kant. Para isso, nos propomos percorrer o caminho desde a Crítica da Razão Pura até a Fundamentação da Metafísica dos Costumes, buscando ... -
Identidade pessoal em Paul Ricoeur
(2009-08-28)O presente trabalho tem como objetivo promover a reconstrução do argumento de Ricoeur em torno da identidade pessoal. Partiu-se da noção primitiva de pessoa enquanto a entidade que se adscreve os predicados físicos que a ... -
Imaginação e síntese na Crítica da Razão Pura de Kant
(2006-08-11)Na Crítica da Razão Pura, Kant propõe-se resolver como é possível o conhecimento mediante juízos sintéticos a priori. Isto evidencia a grande importância que tem a noção de síntese e a possibilidade do conhecimento determinado ... -
Implicações éticas do método fenomenológico: o acesso ao estrangeiro na Quinta Meditação cartesiana
(2010-03-16)O objetivo geral deste trabalho consiste em examinar a possibilidade de uma interpretação ética da Quinta Meditação cartesiana a partir de uma fenomenologia do próprio e do estrangeiro. A metodologia utilizada articula ... -
A intenção subjacente aos atos de fala
(2009-08-28)Este trabalho apresenta um estudo da intenção que está presente nos atos de fala. O contexto se coloca como um determinante no que diz respeito a esses atos, os quais são unidades de linguagem em uso. Destacamos a concepção ... -
Interpretação e argumentação: uma aproximação à leitura de Paul Ricoeur
(2014-09-01)Paul Ricoeur identifica uma posição de antagonismo entre as teorias da interpretação e da argumentação no interior do pensamento jurídico contemporâneo. De um lado, a posição de Ronald Dworkin e sua proposta de hermenêutica ... -
A interpretação em Paul Ricoeur: uma discussão para a reformulação da hermenêutica
(2009-08-17)O presente trabalho pretende apresentar a proposta de reformulação do projeto hermenêutico desenvolvido por Paul Ricoeur a partir do debate entre a Hermenêutica das Tradições e a Crítica das Ideologias, protagonizado por ... -
John Neville Keynes e a silogística com termos negativos
(2012-04-27)Este trabalho apresenta e discute a ampliação da silogística tradicional aristotélica, realizada por John Neville Keynes no início do século XX, mediante a introdução de uma notação para termos negativos na teoria lógica. ... -
O juízo de gosto como fundamento de interpretação da beleza natural e artística na crítica da faculdade de julgar de Immanuel Kant
(2006-08-14)Provavelmente o principal problema da relação entre arte e beleza na Crítica da Faculdade de Julgar, de 1790, esteja na necessidade de reconhecer um objeto como obra de arte (através de um conceito de arte) e o juízo de ... -
Juízo e analiticidade em Kant
(2017-08-16)Esta dissertação discute a noção de analiticidade em Kant e sua recepção na literatura kantiana recente. De acordo com Kant, o conhecimento humano é discursivo, isto é, mediante conceitos. Conhecer envolve a consciência ...