Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 148-167 of 220
-
A narrativa jornalística imediata e tardia do desastre socioambiental na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011
(2020-04-28)Esta dissertação busca compreender de que modo a narrativa jornalística sobre o desastre socioambiental de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro se transforma ao longo do tempo na cobertura jornalística do portal de ... -
As narrativas sobre as práticas jornalísticas no podcast Pauta Pública: procedimentos de controle e ações de resistência no discurso dos jornalistas
(2023-04-06)De maneira abrangente, entendemos o podcasting como a produção e a circulação assíncrona de programas em áudio através da internet. Apesar de sua ligação com a linguagem radiofônica, trata-se de um fenômeno recente e em ... -
"Não é porque eu tô em casa, que eu consigo dar conta de tudo": o trabalho em home office entre mulheres na comunicação
(2024-03-25)Esta pesquisa tem o propósito de investigar a dinâmica de gênero considerando o trabalho informalizado e em home office na comunicação. O problema de pesquisa que norteia esta investigação é: Como se expressam as ... -
Não é TV Estratégias Comunicacionais da HBO no Contexto das Redes Digitais
(2012-04-02)Compreender as estratégias comunicacionais adotadas pela rede televisiva norteamericana HBO no contexto das redes digitais é o objetivo deste trabalho. O estudo de caso contempla a observação online e à distância de uma ... -
No olho do furacão: a circulação das fake news do governo Jair Bolsonaro nas plataformas durante a pandemia da covid-19
(2021-06-17)A dissertação propõe analisar a propagação de desinformação pelo governo Jair Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil. O recorte analisa o discurso político de postagens difundidas pelo presidente da república, ... -
Organização e gerenciamento de conteúdos jornalísticos na web semântica
(2011-12-03)Entre as tecnologias que transformaram o jornalismo digital desde o seu surgimento, destacam-se duas: a World Wide Web (web), rede de documentos digitais que serviu como plataforma à prática jornalística na internet e ... -
O patrocínio esportivo como estratégia no discurso promocional: análise semiótica das marcas Itaú e Bradesco
(2014-03-10)A proposta central desta dissertação buscou entender como o segmento bancário se vale do patrocínio esportivo para consolidar sua marca, valorizar seus produtos e serviços e conquistar o interesse do consumidor. Como ... -
A performance de apresentadores e repórteres na cobertura da morte de profissionais da imprensa na tragédia da Chapecoense
(2020-04-06)Essa dissertação analisa como a performance dos jornalistas que trabalharam durante a cobertura da tragédia da Chapecoense foi afetada. O voo 2933 da empresa LaMia, da Bolívia, levava o time da Chapecoense, dirigentes, ... -
Política e participação: análise das estratégias comunicacionais utilizadas pela candidata Manuela D Ávila na campanha à prefeitura de Porto Alegre em 2012
(2014-02-27)Esta dissertação parte da noção de que vivemos em uma sociedade midiatizada e em rede, fator que modifica as relações sociais e as lógicas dos mais diversos campos, inclusive da comunicação e da política. Nesse contexto, ... -
Ponto de luz: a configuração de identidades através de um produto midiático
(2010-03-05)A presente dissertação propõe-se a examinar as características gerais da religiosidade no Brasil contemporâneo. Contextualizando a forma de atuação midiática dessas igrejas, em particular as neopentecostais, analisa seu ... -
Posts intertextuais: um estudo de links nos blogs Luis Nassif online, Conversa afiada e o Biscoito fino e a massa
(2011-03-14)A escrita digital incorporou-se às práticas jornalísticas da internet e ao nosso cotidiano de navegação pelos espaços digitais. Os links passaram a fazer parte da leitura de sites e blogs. Observar como esses links, enquanto ... -
Práticas de consumo das redes sociais por mães de vítimas do incêndio da boate Kiss: a criação de experiências no cotidiano
(2019-03-28)Esta dissertação tem como problemática central compreender qual o papel das práticas de consumo das redes sociais online para mães de vítimas do incêndio da Boate Kiss na criação de experiências no cotidiano, de forma a ... -
Práticas midiatizadas da canção nova na internet: afetação de lógicas comunicacionais católicas e midiáticas
(2010-03-01)Na presente dissertação, ocupamo-nos da temática da midiatização da Igreja Católica. O objetivo geral é analisar como se dá a afetação das lógicas comunicacionais católicas e midiáticas nas práticas midiatizadas da Canção ... -
Práticas terapêutico-religiosas na sociedade midiatizada: o dispositivo do cuidado de si na lei da atração no YouTube
(2020-02-17)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso que constrói as práticas terapêutico-religiosas sobre Lei da Atração que são veiculadas e ensinadas em 22 vídeos selecionados do canal Gisela Vallin no Youtube. O primeiro ... -
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
(2012-12-14)A presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade ... -
A produção de efeitos de realidade em narrativas de filmes publicitários: análise de estratégias em segmentos de bebidas, no Brasil
(2008-02-18)Em tempo de cultura midiática, a experiência do homem é a cada vez mais mediada pelos dispositivos tecnológicos de comunicação. Nesse panorama, a publicidade audiovisual é produto de uma demanda social, um dispositivo ... -
Produção de sentidos na linguagem icônica: mídia e estratégias de enunciação
(2010-03-04)A fotografia é uma linguagem. Enquanto linguagem, produz significados e sentidos, isto é, é um discurso sobre um fenômeno sociocultural. O processo comunicacional humano incorpora as imagens ao seu modo de ser, de tal modo ... -
A produção de sentidos sobre o “brasiguayo” na mídia paraguaia: uma análise das matérias e dos comentários do jornal última hora
(2017-03-31)Esta pesquisa investiga a produção de sentidos sobre o “brasiguayo” no jornalismo paraguaio. O neologismo brasiguaio (em Português) denomina os migrantes brasileiros que, a partir da década de 1950, deslocaram-se para o ... -
Projeto inumeráveis: narrativas de luto e memória na pandemia de Covid-19
(2023-04-18)A presente pesquisa se propõe a investigar o projeto Inumeráveis, um memorial digital criado com o objetivo de homenagear as vítimas de Covid-19 no Brasil. Tendo como objetivo compreender como as mediações da tecnicidade ... -
Publicidade antirracista da Salon Line: uma análise cultural do filme celebrando rainhas crespas e cacheadas
(2022-04-12)Este trabalho tensiona a urgência da pauta antirracista na publicidade, pois os ideais hegemônicos, excluem, oprimem e não reconhecem as desigualdades, perpetuando o abismo social existente. Para o estudo foi definido o ...