A influência da saturação pós-compactação no comportamento resiliente de dois solos do Rio Grande do Sul empregados em subleito rodoviário
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Data
2019-12-16Autor
Custódio, Diego Agnelo da Silva
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Almejando a correção de um dos defeitos predominantes nos pavimentos brasileiros, a fissuração por fadiga, desenvolveu-se o Método de Dimensionamento Nacional, extinguindo a abordagem empírica até então aplicada às rodovias. O novo método promove uma análise mecanicista e requer informações precisas das propriedades de cada um dos materiais constituintes das camadas do pavimento, dentre elas, o módulo de resiliência (MR) do subleito, característica com grande influência na vida de fadiga da estrutura, cujo estudo é fundamental para o sucesso dos projetos de rodovias. A fim de agregar conhecimento referente ao MR de solos, o presente trabalho busca avaliar a influência da saturação pós-compactação no comportamento resiliente de solos empregados em subleito. Para este fim, selecionaram-se dois solos do Rio Grande do Sul para serem os objetos de pesquisa. Esses materiais, após compactados nas condições ótimas de compactação, foram deixados submersos em água até atingir a saturação antes da realização do ensaio para determinação do MR, possibilitando a comparação com os valores de MR apresentados nas condições ótimas de umidade. A metodologia adotada pode ser usada para simular a variação na vida de fadiga de um pavimento já executado, provocada por mudanças imprevistas no comportamento resiliente do subleito caso venha a tornar-se saturado, mesmo que a estrutura esteja de acordo com os critérios do novo método. Essa simulação foi possível através do software MeDiNa, que permite estimar o aumento no percentual de área trincada do pavimento quando seu solo de fundação passa a apresentar comportamentos diferentes dos previstos em projeto.
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- TCC Engenharia Civil [249]
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