Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 61-80 of 160
-
O ensino de química em um curso técnico integrado: potencialidades para a docência
(2022-02-17)O ensino da química possibilita uma vasta contextualização com a realidade dos educandos, sendo que no ensino médio técnico integrado, essa possibilidade é maior, uma vez que se pode articular com temáticas relacionadas ... -
O ensino do sistema respiratório através da contextualização e de atividades práticas
(2013-02-05)Este trabalho foi realizado em um município cuja principal atividade econômica é a fumicultura, o que contribui para a que boa parte da população esteja exposta a fumaça e agrotóxicos, que acabam sendo inaladas durante a ... -
Ensino e aprendizagem de química a partir da temática “tintas para tatuagem”
(2017-06-05)Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral favorecer o ensino e a aprendizagem de Química por meio da contextualização dos conteúdos científicos com a temática “tintas para tatuagem”, para estudantes de 3ª série do ... -
Ensino multidisciplinar na melhoria do conhecimento nutricional no ensino fundamental
(2014-03-21)A preocupação com o aumento dos índices de obesidade em crianças e adolescentes, além das mudanças nos hábitos alimentares, torna-se necessária a adoção de medidas de prevenção e conscientização para uma melhor qualidade ... -
A estrutura das representações sociais de estudantes de um curso de ciências biológicas sobre biólogo e professor
(2019-02-25)Esta dissertação investigou as estruturas das Representações Sociais dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre as futuras profissões: professor e biólogo. Utilizando ... -
O estudante gaúcho, a ciência e a tecnologia: uma análise dos interesses estudantis por meio do instrumento ROSES - RS
(2023-07-07)Se por um lado a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, por outro, a desmotivação dos estudantes pelo ensino de Ciências da Natureza e por seguirem carreiras científicas têm sido ... -
Um estudo da metodologia de Robert Gagné aplicada ao ensino de biofísica
(2014-03-28)Cada vez mais se discute a importância de que profissionais de todas as áreas desempenhem seu trabalho de forma mais efetiva com uma capacidade de resolver problemas interdisciplinarmente. A Biofísica é uma dessas áreas ... -
Estudo dos ex-bolsistas inadimplentes de doutorado pleno no exterior: motivos e causas do insucesso - caso Capes
(2012-03-08)O presente estudo tem por objetivo investigar a inadimplência de ex-bolsistas no exterior, motivos e perfil. Para responder a essa pergunta a metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa com base nas ... -
Um estudo sobre as olimpíadas brasileiras de física
(2020-02-20)O objetivo geral deste trabalho foi mapear e analisar o desempenho dos estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) na resolução dos desafios propostos, com base no enfoque de conteúdo de cada questão. ... -
Evolução biológica na perspectiva de estudantes do ensino médio: das concepções espontâneas aos saberes escolares
(2017-06-27)A relevância do ensino de Evolução Biológica no Ensino Médio tem sido justificada pelos inúmeros estudos que dão a esse tema o papel unificador e integrador dos demais assuntos biológicos. Neste estudo, nos preocupamos em ... -
Evolução biológica: percepções de professores de Biologia de Santa Maria, RS
(2010-08-23)O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Do ponto de vista da sua transposição didática, este tema ... -
A evolução do perfil conceitual de átomo por meio de atividades experimentais espectroscópicas
(2017-02-23)A compreensão dos modelos atômicos é um fator preponderante para o entendimento de uma enorme gama de conceitos associados à área de Ciências Naturais. De forma dissonante a este discurso, é de conhecimento comum que ... -
Ex-bolsistas Capes de doutorado pleno no país e exterior: um estudo comparado no âmbito das ciências biológicas II
(2011-07-15)Ao longo dos últimos anos, inúmeras discussões e estudos surgiram a respeito dos resultados alcançados com a formação plena de doutores no Brasil e no Exterior, colocando em questão as suas contribuições para o cenário ... -
Expedições investigativas em espaços não formais no ensino de ciências e suas potencialidades no ensino fundamental
(2022-08-30)A educação em ciências, tem por objetivo fazer com que o aluno venha a compartilhar significados no contexto das ciências. O objetivo da pesquisa consiste em verificar as contribuições e potencialidades do uso dos espaços ... -
Explorando o tema água através de diferentes abordagens metodológicas no ensino fundamental
(2013-03-22)A água, substância essencial à vida, destaca-se como tema presente em muitos momentos do ensino fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem em vários momentos que o tema água seja abordado. Desde conteúdos ... -
Facilitando a aprendizagem de genética: uso de um modelo didático e análise dos recursos presentes em livros de biologia
(2011-10-31)A pesquisa com relação à aprendizagem de genética é importante tema dentro da área de ensino de biologia, pois envolve a discussão sobre formas de aprendizado e dificuldades em compreender e relacionar conceitos abstratos ... -
Física e segurança no trânsito: uma proposta didática por uma professora iniciante
(2013-04-19)O presente trabalho teve como objetivo geral a utilização de recursos didáticos para o Ensino de Física presentes nos trabalhos de pesquisa/ensino/extensão da área de Educação em Ciências/Ensino de Física na produção de ... -
Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo energia nuclear e radioatividade na formação inicial de professores de física
(2012-04-23)A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) defendida por pesquisadores das áreas de Ensino de Ciências e de Ensino de Física está vinculada a uma preocupação com a formação inicial e continuada ... -
Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EaD
(2016-05-05)A educação tem como objetivo o aprimoramento acadêmico e a busca pelo desenvolvimento profissional. Após a formação inicial, os docentes deparam-se com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus ... -
Formação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educação
(2023-11-28)Este estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando contribuir para uma formação mais inclusiva ...