Mostrar registro simples

dc.creatorHelfer, Arioli Domingos dos Reis
dc.date.accessioned2022-01-20T12:16:42Z
dc.date.available2022-01-20T12:16:42Z
dc.date.issued2021-07-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23590
dc.description.abstractBefore the discussions about internet’s advance as an educational tool, more precisely the influence of historical content producers in the world wide web, the aim of this study is to recognize YouTube as a didactic resource for history teaching. By applying a survey to the basic educational network teachers, I verified the teachers’ opinions about the usage of YouTube as a didactic resource, and their understandings about continuous development. The participant teachers approve the use of videos from the platform because of its easy access, attractivity and help in learning, demonstrating interest in understanding how to use such resource in the classroom. Concerning continuous development, teachers consider it as an experience exchanging, qualification, reassessment of their knowledge, updating and adding moment. Moreover, they emphasize the need of a dynamic moment, held by capable people, with classroom experience and who care about teaching-learning processes. The scholar uses of videos produced for the internet was advised by public history perspectives, with the creation of criteria for the selection of videos from the YouTube platform that are committed to scientific disclosure. The reflections of public history practices worked as a guide in the search for converging content produced for informal disclosure with the formal school context, in favor of educational work. Based on the study results, I present a proposal of continuous development focused on qualifying the criteria in the search and selection of YouTube videos for usage in history classes of teachers from basic education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectProfhistóriapor
dc.subjectHistória públicapor
dc.subjectVídeos de internetpor
dc.subjectYouTubepor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectHistory teacherseng
dc.subjectPublic historyeng
dc.subjectInternet videoseng
dc.titleYoutube para o ensino de história: tutorial para a seleção e utilização de audiovisuaispor
dc.title.alternativeYoutube for history teaching: tutorial for selecting and using audiovisualseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoFrente as discussões sobre os avanços da internet como ferramenta de educação, mais precisamente a influência dos produtores de conteúdo histórico na rede mundial de computadores, o objetivo dessa pesquisa é reconhecer o YouTube como recurso didático para o ensino de história. Por meio da aplicação de um questionário aos professores da rede básica de ensino, verifiquei a opinião dos professores quanto ao uso do YouTube como recurso didático e os seus entendimentos sobre formação continuada. Os professores participantes do estudo aprovam o uso de vídeos da plataforma pela facilidade de acesso, atratividade e pelo auxílio na aprendizagem e manifestaram interesse em aprender a utilizar tal recurso em sala de aula. Referente a formação continuada, os professores a consideram como um momento de troca de experiências, capacitação, reavaliação do seu conhecimento, atualização e soma. Ainda, enfatizam a necessidade de o momento ser dinâmico, ministrado por pessoas capacitadas, com experiência em sala de aula e que deem relevância aos processos de ensino e aprendizagem. O uso de vídeos produzidos para a internet no ensino escolar, foi orientado pelas perspectivas da história pública, com a criação de critérios para a seleção de vídeos da plataforma YouTube comprometidos com a divulgação científica. As reflexões das práticas da história pública orientaram na busca pela aproximação de conteúdos produzidos para divulgação informal com o ambiente escolar formal, em favorecimento do trabalho docente. Com base nos resultados da pesquisa, apresento uma proposta de formação continuada focada em qualificar os critérios na busca e seleção de vídeos do YouTube para uso nas aulas de história dos professores da educação básica.por
dc.contributor.advisor1Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6418022027415183por
dc.contributor.referee1Nogueira, Carmen Regina Dorneles
dc.contributor.referee2Ribeiro, José Iran
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9660914570904769por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International