dc.creator | Helfer, Arioli Domingos dos Reis | |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T12:16:42Z | |
dc.date.available | 2022-01-20T12:16:42Z | |
dc.date.issued | 2021-07-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23590 | |
dc.description.abstract | Before the discussions about internet’s advance as an educational tool, more precisely the
influence of historical content producers in the world wide web, the aim of this study is to
recognize YouTube as a didactic resource for history teaching. By applying a survey to the
basic educational network teachers, I verified the teachers’ opinions about the usage of
YouTube as a didactic resource, and their understandings about continuous development. The
participant teachers approve the use of videos from the platform because of its easy access,
attractivity and help in learning, demonstrating interest in understanding how to use such
resource in the classroom. Concerning continuous development, teachers consider it as an
experience exchanging, qualification, reassessment of their knowledge, updating and adding
moment. Moreover, they emphasize the need of a dynamic moment, held by capable people,
with classroom experience and who care about teaching-learning processes. The scholar uses
of videos produced for the internet was advised by public history perspectives, with the creation
of criteria for the selection of videos from the YouTube platform that are committed to scientific
disclosure. The reflections of public history practices worked as a guide in the search for
converging content produced for informal disclosure with the formal school context, in favor
of educational work. Based on the study results, I present a proposal of continuous development
focused on qualifying the criteria in the search and selection of YouTube videos for usage in
history classes of teachers from basic education. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Profhistória | por |
dc.subject | História pública | por |
dc.subject | Vídeos de internet | por |
dc.subject | YouTube | por |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | History teachers | eng |
dc.subject | Public history | eng |
dc.subject | Internet videos | eng |
dc.title | Youtube para o ensino de história: tutorial para a seleção e utilização de audiovisuais | por |
dc.title.alternative | Youtube for history teaching: tutorial for selecting and using audiovisuals | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Frente as discussões sobre os avanços da internet como ferramenta de educação, mais
precisamente a influência dos produtores de conteúdo histórico na rede mundial de
computadores, o objetivo dessa pesquisa é reconhecer o YouTube como recurso didático para
o ensino de história. Por meio da aplicação de um questionário aos professores da rede básica
de ensino, verifiquei a opinião dos professores quanto ao uso do YouTube como recurso
didático e os seus entendimentos sobre formação continuada. Os professores participantes do
estudo aprovam o uso de vídeos da plataforma pela facilidade de acesso, atratividade e pelo
auxílio na aprendizagem e manifestaram interesse em aprender a utilizar tal recurso em sala de
aula. Referente a formação continuada, os professores a consideram como um momento de
troca de experiências, capacitação, reavaliação do seu conhecimento, atualização e soma.
Ainda, enfatizam a necessidade de o momento ser dinâmico, ministrado por pessoas
capacitadas, com experiência em sala de aula e que deem relevância aos processos de ensino e
aprendizagem. O uso de vídeos produzidos para a internet no ensino escolar, foi orientado pelas
perspectivas da história pública, com a criação de critérios para a seleção de vídeos da
plataforma YouTube comprometidos com a divulgação científica. As reflexões das práticas da
história pública orientaram na busca pela aproximação de conteúdos produzidos para
divulgação informal com o ambiente escolar formal, em favorecimento do trabalho docente.
Com base nos resultados da pesquisa, apresento uma proposta de formação continuada focada
em qualificar os critérios na busca e seleção de vídeos do YouTube para uso nas aulas de história
dos professores da educação básica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Julio Ricardo Quevedo dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6418022027415183 | por |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Carmen Regina Dorneles | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, José Iran | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9660914570904769 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |