Ateliê biográfico de (auto)formação: cruzando fios e entrelaçando histórias-trajetórias docentes de professores em classes multisseriadas no estado de Santa Catarina
Visualizar/ Abrir
Data
2021-08-05Primeiro membro da banca
Leão, Débora Ortiz de
Segundo membro da banca
Batalha, Denise Valduga
Terceiro membro da banca
Souza, Elizeu Clementino de
Quarto membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2008, nas
discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e
Alfabetização – GEPFICA. O objetivo deste trabalho é verificar como se constituem as
trajetórias de vida e formação de professores que atuam em classes multisseriadas no Estado
de Santa Catarina. A pesquisa é de cunho qualitativo e está ancorada nos princípios teóricosmetodológicos
da pesquisa autobiográfica, a partir dos dispositivos do Ateliê Biográfico de
Projeto e a criação do Ateliê Biográfico de (auto)formação para professores de classes
multisseriadas, e no uso da entrevista narrativa, conforme estudos de Delory-Momberger
(2006), Souza (2006a, 2006b, 2008, 2014), Bertaux (2010) e Jovchelovith e Bauer (2002). O
referencial teórico está embasado em Abrahão (2006, 2008), Antunes (2001, 2007), Hage
(2010a, 2010b, 2011), Ribas (2016), Ribas e Antunes (2015, 2017), Souza (2006a, 2006b,
2008, 2012a, 2012b, 2014), Santos (2007, 2011), Cardoso e Jacomeli (2010) e Damasceno e
Beserra (2004). Entendo que o desenvolvimento deste trabalho foi de suma importância, pois
possibilitou compreender como as professoras colaboradoras da pesquisa têm constituído suas
trajetórias de vida e formação em meio às classes multisseriadas: suas trajetórias se constroem
por meio de aprendizagens experienciais uma vez que suas formações estão alicerçadas em
suas práticas, em um saber-fazer por meio das e nas experiências. Ao terem tido a
oportunidade de compartilhar suas experiências umas com as outras por meio das narrativas,
fizeram renascer um olhar positivo frente ao trabalho que desenvolvem e passaram a se
reconhecer como protagonistas de suas histórias em classes multisseriadas no município de
Lages/SC. Nestes locais, elas são como sementes de girassóis, são ciclos que se
(auto)(trans)formam, pois, se espalham na medida em que suas experiências estão sendo
compartilhadas por meio de suas trajetórias de vida. Ao compartilharem suas trajetórias de
vida, formação e profissão, possibilitaram um transformar e um ressignificar de suas práticas
docentes e de vida. Logo, entendo a importância de trabalhar a formação continuada de
professores de classes multisseriadas a partir de Ateliê Biográfico de (auto)formação, adotado
como ponto de partida, sendo ferramenta valiosa que possibilitou às colaboradoras da
pesquisa, através de suas trajetórias de vida, formação e profissão, se reconhecerem como
protagonistas, se empoderarem, e terem suas sementes de experencialidade espalhadas,
servindo de inspiração para outros professores como forma de valorização, reconhecimento,
pertencimento, a fim de que possamos juntos preencher as lacunas ainda encontradas na
formação de professores do ensino multisseriado.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: