Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 41
-
Percepções de alunos e professores da rede pública municipal de ensino fundamental de Uruguaiana acerca da educação sexual na escola
(2011-02-15)A temática da sexualidade exige coragem e um bom grau de conhecimento técnico para abordar este tema delicado em sala de aula. O tema orientação sexual faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo transversal ... -
Clima organizacional de discentes e servidores de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior
(2013-08-28)A avaliação do clima organizacional surge como uma ferramenta que permite conhecer o ambiente de trabalho, fornecendo informações que os gestores poderão utilizar estrategicamente para dar sentido às mudanças de cenários, ... -
A inserção da perspectiva ciência-tecnologia-sociedade na formação inicial de professores de Química
(2016-08-12)Neste trabalho investigou-se a inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na formação inicial de professores. O desenvolvimento ocorreu em um componente curricular de Prática de Ensino, com estudantes de ... -
A evolução biológica em diferentes contextos de ensino
(2014-08-29)O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Sua abordagem em contexto de sala de aula é particularmente ... -
Relação entre importância e vulnerabilidade de indicadores de produção científica
(2015-10-08)A avaliação da produção científica de um pesquisador constitui valor decisivo no financiamento de projetos de pesquisa com recursos públicos oriundos de agências de fomento, definindo-se o Conselho Nacional de ... -
Educação em ciências e seu compromisso com a saúde: aterosclerose como ferramenta pedagógica
(2013-04-26)A população mundial está vivendo mais, porém está mais doente, afirma a pesquisa americana Global Burden of Disease Study (Estudo da Carga de Saúde Global), realizada em 2010. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) ... -
Ligações químicas: investigação da construção do conhecimento no ensino médio
(2016-07-15)As ligações químicas constituem a base para a compreensão da formação e do comportamento das substâncias presentes no cotidiano. O foco de investigação desta pesquisa foi o ensino e a aprendizagem das ligações químicas no ... -
Sexualidade e educação sexual: prática docente em uma escola pública de Juazeiro do Norte - CE
(2012-05-25)Estudo do tipo etnográfico, adaptado à educação, cujo objetivo geral foi investigar ações e relações dos/as professores/as e seu trabalho cotidiano na educação sexual de adolescentes do Ensino Fundamental e Médio que ... -
Abordagem contemporânea da mecânica no ensino médio
(2015-08-26)No presente trabalho é apresentada uma Abordagem Contemporânea da Física para o Ensino Médio. Para a construção dessa abordagem, partiu-se da hipótese de que para o desenvolvimento de uma cultura científica nos alunos ... -
Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio
(2011-06-07)Este estudo relata a aplicação da Unidade Didática (UD): Explorando o GenBank com alunos do ensino médio, a qual envolveu 20 horas/aula com um grupo de 06 alunos voluntários do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar ... -
A violência doméstica e as dificuldades de aprendizagens em jovens de escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS
(2013-04-12)Na proposta de investigação buscamos relacionar a violência doméstica sofrida pelos jovens que cursavam o ensino médio na rede pública estadual no Município de Santa Maria/RS e possíveis problemas de aprendizagem ... -
Fumo passivo: das concepções dos alunos à utilização de uma ferramenta pedagógica sobre o tema no ensino fundamental
(2010-08-05)O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como tema central o fumo passivo pela perspectiva da Educação em Ciências. Buscando gerar subsídios que colaborassem para o estabelecimento de estratégias pedagógicas promotoras ... -
Verificação de identidade profissional utilizando análise exploratória de dados e a análise estruturada de redes: o caso do CI-Brasil e da microeletrônica no CNPq
(2016-01-29)Buscamos um modelo de análise de percepção da identidade profissional com bases mais quantitativas. Identidade é um tema muito discutido nas ciências sociais, onde há um consenso da dificuldade na forma de identificar ... -
O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas
(2012-08-31)A experimentação tem sido uma prática pouco e inadequadamente explorada no espaço escolar assumindo funções de demonstração e verificação, predominantemente centradas no resultado final. Propomos, então, focalizar o seu ... -
Análise de livros didáticos e dimensões da ciência na formação inicial de professores de física
(2016-08-29)A ampla distribuição de livros para as escolas públicas de educação básica no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) manteve o Livro Didático (LD) como um importante tema nas pesquisas relacionadas ao ensino ... -
História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes
(2012-02-12)O presente trabalho tem como ideia geral a associação entre atividades práticas e História da Ciência para o ensino de Ciências no Ensino Médio, considerando que essa forma de apresentação tem grande potencial para motivar ... -
Genética e suas aplicações : identificando o tema em diferentes contextos educacionais /
(2014-12-15)A Genética, subárea da Biologia, é de grande importância para o estudo e compreensão da diversidade, hereditariedade e evolução dos seres vivos. O entendimento significativo desta subárea, com suas correlações e aplicações, ... -
Avaliação da pós-graduação brasileira em ciências agrárias nas quatro últimas avaliações trienais da CAPES
(2013-07-08)O objetivo do trabalho foi avaliar a produção científica dos seguintes Programas de Pós- Graduação em Ciências Agrárias I no Brasil (Produção Vegetal, Fitotecnia, Fitopatologia, Entomologia, Melhoramento de Plantas, ... -
Heredogramas familiares na educação básica: ensino e aprendizagem pela interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento
(2015-03-20)Despertar o interesse dos estudantes para os conhecimentos científicos não faz sentido, se não houver a correlação do que é ensinado na escola com a vida e o contexto do aluno. No ensino de Biologia, o tema hereditariedade ... -
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2013-12-12)O presente estudo investigou entre alunos de escolas da rede pública e da rede privada de ensino, qual a visão dos mesmos sobre a existência de interdisciplinaridade entre os conteúdos das disciplinas de ciências e de ...