Preparação e aplicação de ligantes selenoimínicos quirais em alquilações enantiosseletivas
Visualizar/ Abrir
Data
2005-02-24Primeiro membro da banca
Appelt, Helmoz Roseniaim
Segundo membro da banca
Schneider, Paulo Henrique
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho, foi preparado uma série de novos ligantes selenoimínicos quirais 7a-k a partir de aminoácidos 1. Esses compostos foram empregados como ligantes em alquilações alílicas assimétricas catalisadas por paládio, de acetato de 1,3-difenil-2-propenila com dimetil malonato.
Para a síntese desses ligantes foi realizada inicialmente a redução dos aminoácidos comercialmente disponíveis 1 (valina, fenilalanina, leucina e isoleucina) com hidreto de alunínio e lítio em THF, levando à formação dos respectivos aminoálcoois 2. Estes foram convertidos aos N-Boc aminoálcoois 3 por reação com di-tert-butildicarbonato em acetonitrila. As aziridinas quirais 4 foram obtidas, em bons rendimentos, através do tratamento dos N-Boc aminoálcoois com cloreto de tosila e hidróxido de potássio em THF. Finalmente, o selênio foi eficientemente introduzido através da abertura do anel por ânions selenolatos, gerado a partir de R1SeSeR1 e NaBH4 em uma mistura de THF e EtOH, no carbono menos impedido das aziridinas 4, fornecendo as selenoaminas quirais. A desproteção das selenoaminas quirais 5 usando TFA procedeu suavemente à temperatura ambiente.
As subseqüentes iminas 7a-k foram sintetizadas com o correspondente aldeído aromático na presença de sulfato de magnésio. Após filtração e remoção do solvente e do excesso de aldeído sob vácuo em altas temperaturas, os compostos 7a-k foram obtidos praticamente puros, levando a formação de um único estereisômero. As iminas são instáveis quando submetidas à coluna cromatográfica em gel de sílica, assim não foi realizada purificação...
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: