Intervenção precoce: programa de leitura para crianças com e sem autismo
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Data
2021-07-09Primeiro coorientador
Nunes, Débora Regina de Paula
Primeiro membro da banca
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Segundo membro da banca
Camargo, Síglia Pimentel Höher
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A literatura científica revela os efeitos promissores da Leitura Dialógica (LD) na compreensão leitora
de crianças com desenvolvimento típico e atípico. Estudos apontam, ainda, a efetividade em envolver
os cuidadores primários como agentes de intervenção no tratamento de crianças com autismo. O
objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos de um programa de leitura que emprega os princípios da
Leitura Dialógica (LD) na compreensão leitora de uma criança de 3 anos, com Transtorno de
Espectro Autista (TEA) e uma de 4 anos com desenvolvimento típico. Utilizando um delineamento de
pesquisa quase-experimental intrassujeitos, foram avaliados os efeitos de um protocolo de LD,
empregado pelas mães, nas respostas das crianças. O estudo foi realizado na residência das díades.
A autoscopia foi empregada como estratégia formativa das cuidadoras, que aprenderam a utilizar o
protocolo de LD proposto. Os resultados revelaram que: (a) as cuidadoras aprenderam a implementar
o protocolo com seus filhos; (b) a criança com desenvolvimento típico apresentou aumento na
frequência de respostas corretas e espontâneas e iniciativas de interação; (c) a criança com autismo
tornou-se mais responsiva; e (d) o protocolo foi positivamente avaliado pelas cuidadoras. Adaptações
do protocolo, assim como suas limitações são discutidas.
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