Intervenção precoce: programa de leitura para crianças com e sem autismo
Fecha
2021-07-09Primeiro coorientador
Nunes, Débora Regina de Paula
Primeiro membro da banca
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Segundo membro da banca
Camargo, Síglia Pimentel Höher
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A literatura científica revela os efeitos promissores da Leitura Dialógica (LD) na compreensão leitora
de crianças com desenvolvimento típico e atípico. Estudos apontam, ainda, a efetividade em envolver
os cuidadores primários como agentes de intervenção no tratamento de crianças com autismo. O
objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos de um programa de leitura que emprega os princípios da
Leitura Dialógica (LD) na compreensão leitora de uma criança de 3 anos, com Transtorno de
Espectro Autista (TEA) e uma de 4 anos com desenvolvimento típico. Utilizando um delineamento de
pesquisa quase-experimental intrassujeitos, foram avaliados os efeitos de um protocolo de LD,
empregado pelas mães, nas respostas das crianças. O estudo foi realizado na residência das díades.
A autoscopia foi empregada como estratégia formativa das cuidadoras, que aprenderam a utilizar o
protocolo de LD proposto. Os resultados revelaram que: (a) as cuidadoras aprenderam a implementar
o protocolo com seus filhos; (b) a criança com desenvolvimento típico apresentou aumento na
frequência de respostas corretas e espontâneas e iniciativas de interação; (c) a criança com autismo
tornou-se mais responsiva; e (d) o protocolo foi positivamente avaliado pelas cuidadoras. Adaptações
do protocolo, assim como suas limitações são discutidas.
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