Conselho escolar: gestão democrática e participação da comunidade
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Data
2011-09-17Autor
Keller, Joscelaine de Fátima Schutz
Metadata
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O objetivo deste trabalho é refletir sobre a Gestão Democrática mediada pela
atuação do conselho escolar de uma escola estadual. Sabe-se que a escola será
melhor quanto maior for o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que
compõem o universo escolar. Nessa perspectiva, o gestor escolar é entendido como
um líder democrático que através de um trabalho conjunto e coletivo deve primar
para que a escola cumpra com a sua função social. Quanto ao problema da
pesquisa, esse diz respeito a investigar se a escola em evidência é participativa a
ponto de ser considerada democrática. A metodologia utilizada trata-se de um
estudo de caso com abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se da
análise documental (Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Ata das
reuniões do Conselho Escolar), questionário aplicado a Direção da Escola e aos
integrantes do conselho escolar. Através da análise dos dados coletados, confirmase
que a gestão democrática na escola analisada caminha a passos lentos, ou seja,
está distante dos pressupostos de uma gestão participativa. Constata-se ainda que o
conselho escolar possui dificuldades conceituais e funcionais para instituir-se como
um órgão de participação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]