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dc.contributor.advisorNunes, Raul Ceretta
dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.creatorOliveira, Vanderlan Dupont de
dc.date.accessioned2022-06-15T13:00:34Z
dc.date.available2022-06-15T13:00:34Z
dc.date.issued2014-12-04
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24861
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe vehicular driving simulators are becoming increasingly present in the education and training of drivers, but are still very limited in the real world representation. This tool provides a more targeted training with the advantage of not the user at risk for possible accidents. To characterize a simulator, and can be used in driver training, it is necessary that, at the general level, representing as much as possible reality. The synchronization of sounds with images of the scene reproduced in the preview screen is an important aspect for the simulation of cars and/or motorcycles, providing the user with a greater sense of realism that interacts with the simulator. Achieve the desired timing is a challenging task and this work explores aspects of handling and synchronization, real-time, sounds, images and events that occur in a motorcycle simulator prototype. By the complexity, it is necessary to use a game engine, the Unity 3D, which provides various support tools for game development and/or simulators, and audio is an aspect that can be used and manipulated. This work implements an audio system prototype, focusing on synchronization between audio, images and events that occur in a virtual environment simulation using effects and audio techniques such as 3D Sound and Surround Sound.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectMotocicletapor
dc.subjectUnity3Deng
dc.subjectSincronizaçãopor
dc.subjectÁudiopor
dc.titleDesenvolvimento de um protótipo de sistema de áudio para um simulador de motocicletapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoOs simuladores de direção veícular estão se tornando cada vez mais presentes no treinamento e formação de condutores, mas ainda são bastante limitados na representação do mundo real. Esta ferramenta proporciona um treinamento mais direcionado com a vantagem de não ao usuário em risco quanto a possíveis acidentes. Para se caracterizar um simulador, e poder ser utilizado na formação de condutores, é necessário que esse, em âmbito geral, represente o máximo possível a realidade. A sincronização dos sons com as imagens do cenário reproduzidas na tela de visualização é um aspecto importante para a simulação de automóveis e/ou motocicletas, proporcionando ao usuário uma maior sensação de realismo ao interagir com o simulador. Alcançar o sincronismo desejado é uma tarefa desafiadora e este trabalho explora os aspectos de manipulação e sincronização, em tempo real, dos sons, imagens e eventos que ocorrem num protótipo de simulador de motocicleta. Pela complexidade do trabalho, faz-se necessário a utilização de uma engine de jogos, a Unity 3D, a qual fornece diversas ferramentas de apoio para o desenvolvimento de jogos e/ou simuladores, e o áudio é um aspecto que pode ser utilizado e manipulado. Este trabalho implementa um protótipo de sistema de áudio, com foco na sincronização entre áudio, imagem e eventos que ocorrem em um ambiente virtual de simulação, utilizando efeitos e técnicas de áudio tais como Áudio 3D e Surround Sound.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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