Desenvolvimento de um protótipo de sistema de áudio para um simulador de motocicleta
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Data
2014-12-04Autor
Oliveira, Vanderlan Dupont de
Metadata
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Os simuladores de direção veícular estão se tornando cada vez mais presentes no treinamento
e formação de condutores, mas ainda são bastante limitados na representação do mundo
real. Esta ferramenta proporciona um treinamento mais direcionado com a vantagem de não
ao usuário em risco quanto a possíveis acidentes. Para se caracterizar um simulador, e poder
ser utilizado na formação de condutores, é necessário que esse, em âmbito geral, represente
o máximo possível a realidade. A sincronização dos sons com as imagens do cenário reproduzidas
na tela de visualização é um aspecto importante para a simulação de automóveis e/ou
motocicletas, proporcionando ao usuário uma maior sensação de realismo ao interagir com o
simulador. Alcançar o sincronismo desejado é uma tarefa desafiadora e este trabalho explora
os aspectos de manipulação e sincronização, em tempo real, dos sons, imagens e eventos que
ocorrem num protótipo de simulador de motocicleta. Pela complexidade do trabalho, faz-se
necessário a utilização de uma engine de jogos, a Unity 3D, a qual fornece diversas ferramentas
de apoio para o desenvolvimento de jogos e/ou simuladores, e o áudio é um aspecto que pode
ser utilizado e manipulado. Este trabalho implementa um protótipo de sistema de áudio, com
foco na sincronização entre áudio, imagem e eventos que ocorrem em um ambiente virtual de
simulação, utilizando efeitos e técnicas de áudio tais como Áudio 3D e Surround Sound.
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