Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorSoares, Ana Lise Barbosa
dc.date.accessioned2022-06-21T14:33:24Z
dc.date.available2022-06-21T14:33:24Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24928
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis monographic study stems from the conclusion work of the Specialization Course in Educational Management, of the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management, and is part of the study of the Gestar/CNPq Research Group at UFSM. Its general objective is to understand characteristics present in quilombola, indigenous and rural school communities, in view of their influence on the interaction of managers. This is a qualitative research, using an exploratory bibliographic study – to review the literature – and the state of knowledge of scientific productions – based on the theoretical studies of Morosini and Fernandes (2014). The literature review was focused on the identity and profile of the manager - by the sociological theory of Hall (2011), Bauman (2005) and Ciampa (1984) and pedagogical theories of Libâneo (2015) and Lück (2010) -, in the conceptions of administration and management of education and school communities and their diversity. The state of knowledge prioritized the analysis of dissertations produced in Brazil in the five-year period (2016 to September 2021) obtained from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), bringing an analysis of the school management of quilombola, indigenous and rural communities. Seventeen dissertations selected for the state of knowledge were used: three dissertations related to the quilombola community - Silva (2016), Santos (2018) and Cunha (2018), two related to the indigenous community - Gomes (2016) and Maciel (2017), and 12 dissertations related to the rural community – Ferreira (2018), Gonçalves (2017), Vieira (2016), Justino (2016), Goulart (2018), Moura (2019), Teixeira (2019), Gusmão (2017), Carmo (2020), Perin (2017), Andrade (2016) and Stefanello (2017). The study also focused on remote teaching carried out in the pandemic period of 2020 and 2021. It is concluded that having knowledge about the history of quilombola, indigenous and the field is of paramount importance for school management. It is necessary for the manager to pay attention to the aspects that link the community with the school, for a good bond with the community it is necessary to have dialogue, to know the struggles of the community and to introduce its culture in the school curriculum.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectEducação quilombolapor
dc.subjectEducação indígenapor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectQuilombola educationpor
dc.subjectIndigenous educationeng
dc.subjectField educationeng
dc.titleGestão escolar em comunidades quilombola, indígena e do campopor
dc.title.alternativeSchool management in quilombola, indigenous and field communitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo monográfico decorre de trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e se insere no bojo de estudos do Grupo de Pesquisa Gestar/CNPq da UFSM. Tem como objetivo geral compreender características presentes em comunidades escolares quilombolas, indígenas e do campo, tendo em vista sua influência na interatuação dos gestores. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se de estudo bibliográfico exploratório – para a revisão da literatura – e do estado de conhecimento de produções científicas – baseado nos estudos teóricos de Morosini e Fernandes (2014). A revisão da literatura foi focada na identidade e perfil do gestor – pela teoria sociológica de Hall (2011), Bauman (2005) e Ciampa (1984) e teorias pedagógicas de Libâneo (2015) e Lück (2010) –, nas concepções de administração e gestão da educação e nas comunidades escolares e sua diversidade. O estado de conhecimento priorizou a análise de dissertações produzidas no Brasil no período cinco anos (2016 a setembro de 2021), obtidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), trazendo uma análise na gestão escolar das comunidades quilombola, indígena e do campo. Foram utilizadas dezessete dissertações selecionadas para o estado de conhecimento: três dissertações relacionadas a comunidade quilombola – Silva (2016), Santos (2018) e Cunha (2018), duas relacionadas a comunidade indígena – Gomes (2016) e Maciel (2017), e 12 dissertações relacionadas a comunidade do campo – Ferreira (2018), Gonçalves (2017), Vieira (2016), Justino (2016), Goulart (2018), Moura (2019), Teixeira (2019), Gusmão (2017), Carmo (2020), Perin (2017), Andrade (2016) e Stefanello (2017).O estudo também focou no ensino remoto realizado no período pandêmico de 2020 e 2021. Conclui-se que ter os conhecimentos sobre a história das comunidades quilombola, indígena e do campo é de suma importância para a gestão escolar. É necessário o gestor se atentar aos aspectos que ligam a comunidade com a escola, para um bom vínculo com a comunidade é necessário haver diálogo, conhecer as lutas da comunidade e introduzir sua cultura no currículo escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto