Práticas discursivas e BNCC-EI: sobre interfaces de ambiências e experiências numa escola de educação infantil
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Data
2022-06-15Primeiro membro da banca
Barbosa, Maria Carmen Silveira
Segundo membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Terceiro membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Quarto membro da banca
Avinio, Carina de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como tema o processo de atuação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, tendo em vista as práticas discursivas de docentes de uma escola pública municipal de Santa Maria-RS. Apresenta como problemática de pesquisa: Como se produzem práticas discursivas nas ambiências e experiências de uma escola de Educação Infantil, considerando a base nacional comum curricular. Como objetivo geral da pesquisa: Analisar a produção das práticas discursivas nas ambiências e experiências de uma escola de Educação Infantil, considerando a base nacional comum curricular. A metodologia proposta caracteriza-se por um estudo qualitativo, a partir de Ambiências Formativas que se caracterizam como espaço de diálogo/escuta para experiências docentes a fim de refletir e (trans)formar a ação pedagógica a partir das demandas emergentes. Para as análises das práticas discursivas das docentes utilizar-se-á análise de Discurso francesa Pecheux (1995) e Orlandi (2016). A base teórica baseia-se nos estudos de Ball (2016) com o conceito de atuação das políticas públicas, Malaguzzi (1999, 2005), Rinaldi (2016) e Barbosa (2009) com o conceito de escola da infância, Trois (2015), com o conceito de currículo da infância e Avinio (2019) com o conceito de ambiência. Por fim, defendemos a tese que as práticas discursivas da BNCC e dos sujeitos de pesquisa produzem efeitos de sentidos de performatividade do currículo da EI, na perspectiva das interfaces das ambiências e das experiências.
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