Quarta Colônia: um olhar sobre a “cultura” do arroz como identidade e patrimônio cultural de São João do Polêsine–RS
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Data
2022-07-26Primeiro membro da banca
Cruz, Jorge Alberto Soares
Segundo membro da banca
Witt, Marcos Antônio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa sobre a cultura do arroz como identidade e patrimônio cultural do município de São João do Polêsine — localizado na Quarta Colônia, Rio Grande do Sul — traz consigo uma contextualização e uma investigação sobre a ação do homem a partir dos vestígios históricos deixados no tempo e no espaço em que se encontra. Ademais, busca recuperar o valor e a relação do trabalho dos imigrantes italianos e seus descendentes com a tradição cultural local/regional. Nesse sentido, por meio da pesquisa em diversas bibliografias, acervos de museus do município e entrevistas com pessoas da comunidade, foi realizado um levantamento de dados, tendo sido utilizada como metodologia a pesquisa explicativa, pois ela busca detalhar e explicitar os resultados por meio de uma abordagem qualitativa, dando sentido ao fato estudado. A presente pesquisa também contribui para a reinterpretação do passado e a valorização da cultura enquanto elementos que integram os conteúdos de ensino-aprendizagem, resultando na proposta e construção de um livro como produto final desta dissertação. Tal livro registra a história do cultivo do arroz e como esse cereal, além de demarcar uma identidade econômica na região, faz parte de seu patrimônio cultural. A elaboração do livro contou com a colaboração de alunos do 3º, do 4º e do 5º ano das escolas municipais de ensino fundamental La Salle e Pedro Paulo Pradella, de São João do Polêsine, para a produção das ilustrações. Desse modo, por meio de uma metodologia que trabalha com a perspectiva da educação patrimonial, foi produzido o livro em questão, que possibilitará, no ambiente educativo e no ensino-aprendizagem, contribuições para a reinterpretação e a valorização da formação histórico-cultural a partir do local em que a escola está inserida. Ou seja, possibilitará trabalhar os conteúdos por meio de um ensino-aprendizagem que fomente o reconhecimento e a valorização dos bens culturais de forma significativa, buscando reforçar o sentimento de pertença da comunidade local a partir de reflexões sobre suas tradições culturais, tornando-os protagonistas do próprio processo histórico.
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