Ritmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RS
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-29Primeiro membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Segundo membro da banca
Trevisan, Mônica de Souza
Terceiro membro da banca
Ferraz, Viviane Martins Vital
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, apresenta como temática a organização curricular das escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS. O objetivo é analisar a organização curricular de três escolas municipais de Ensino Fundamental, de Tempo Integral de Santa Maria/RS e sua articulação com os tempos e espaços, considerando a realidade social. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, realizada nas escolas lócus do estudo, com professores e gestoras, através de análise documental, observação participante e grupos focais. Posteriormente, para análise e discussão dos dados, desenvolveu-se a análise de conteúdo, a partir das etapas elaboradas por Bardin (2011). Como referencial teórico, destaca-se: Arroyo (2013); Chrispino (2016); Felício (2010, 2012); Gadotti (2009); Gimeno Sacristán (2000); Moll (2012) e Silva (2005). Os resultados da pesquisa apontam que as escolas de Tempo Integral de Santa Maria/RS encontramse em processo de implementação e ajustes da Educação Integral em seu currículo, sendo possível afirmar que compreendem a importância da ressignificação dos tempos e espaços e a reorganização do currículo direcionado para as práticas pedagógicas de formação integral. Portanto, é possível evidenciar que a reorganização curricular, juntamente com os tempos e espaços da escola de Educação Integral de Tempo Integral contribuem de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: