Ritmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RS
Fecha
2022-08-29Primeiro membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Segundo membro da banca
Trevisan, Mônica de Souza
Terceiro membro da banca
Ferraz, Viviane Martins Vital
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, apresenta como temática a organização curricular das escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS. O objetivo é analisar a organização curricular de três escolas municipais de Ensino Fundamental, de Tempo Integral de Santa Maria/RS e sua articulação com os tempos e espaços, considerando a realidade social. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, realizada nas escolas lócus do estudo, com professores e gestoras, através de análise documental, observação participante e grupos focais. Posteriormente, para análise e discussão dos dados, desenvolveu-se a análise de conteúdo, a partir das etapas elaboradas por Bardin (2011). Como referencial teórico, destaca-se: Arroyo (2013); Chrispino (2016); Felício (2010, 2012); Gadotti (2009); Gimeno Sacristán (2000); Moll (2012) e Silva (2005). Os resultados da pesquisa apontam que as escolas de Tempo Integral de Santa Maria/RS encontramse em processo de implementação e ajustes da Educação Integral em seu currículo, sendo possível afirmar que compreendem a importância da ressignificação dos tempos e espaços e a reorganização do currículo direcionado para as práticas pedagógicas de formação integral. Portanto, é possível evidenciar que a reorganização curricular, juntamente com os tempos e espaços da escola de Educação Integral de Tempo Integral contribuem de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Currículo integrado e a formação integral de jovens: uma proposta do Instituto Federal Farroupilha campus Santa Rosa
Rosa, Daiele Zuquetto (2016-08-12)A pesquisa abordou questões relacionadas às Políticas Públicas e Práticas Escolares e seus desdobramentos no campo da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, tendo como metodologia o estudo ... -
Análise e implementação de um circuito de auxílio à comutação integrado aplicado a uma fonte ininterrupta de energia
Oliveira, Adriano Toniolo de (2008-04-14)Este trabalho propõe um circuito de auxílio à comutação, aplicado a uma fonte ininterrupta de energia de dupla conversão, operando com inversor PWM ponte completa modulado em três níveis de tensão. Para obtenção desse ... -
Possibilidades para a organização do trabalho escolar na perspectiva de uma proposta de educação integral
Sônego, Fabricia (2017-06-27)Esta pesquisa teve como temática norteadora a educação integral e a organização do trabalho escolar, tendo como foco as formas de organização do trabalho escolar para a implementação de uma proposta de educação integral. ...