Contribuição da visualização na análise de invariantes geométricos no desenvolvimento profissional do professor de matemática
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Data
2022-08-08Primeiro membro da banca
Leiva, José Carlos Pinto
Segundo membro da banca
Tibulo, Vaneza De Carli
Metadata
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Este trabalho passa a existir da seguinte inquietação: Como a visualização contribui para o
discernimento dos invariantes geométricos por professores de matemática em uma oficina de
desenvolvimento profissional? A partir desse questionamento, a pesquisa tem como objetivo
investigar as contribuições da visualização para professores de matemática, ao analisar
invariantes geométricos com o auxílio de ferramentas digitais. Para cumprir com o referido
objetivo, optou-se por realizar um trabalho que, quanto à abordagem, é classificado como
qualitativo, cujos dados foram coletados em uma oficina executada via plataforma Moodle
(Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), com professores de matemática do ensino básico. Os instrumentos utilizados
foram questionários, resoluções de atividades propostas e interações realizadas nos fóruns. As
análises foram feitas a partir da categorização proposta por Bardin (2016), e as respostas foram
separadas em duas categorias: i) “Formalismo Matemático e Aspectos Formativos e respectivas
subcategorias”; e ii) “Justificativa e Conceito e Contribuição: possibilidades didáticas e trabalho
colaborativo. A partir das análises realizadas, concluiu-se que a visualização e as ferramentas
digitais utilizadas contribuíram para a compreensão do conceito de invariante geométrico por
parte dos participantes. Além disso, foi possível perceber que os participantes trabalharam de
forma conjunta para criar novas atividades que utilizam o software geogebra como ferramenta
de ensino.
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