As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada
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Data
2022-07-22Primeiro membro da banca
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Segundo membro da banca
Batalha, Denise Valduga
Terceiro membro da banca
Souza, Elaine Constant Pereira de
Quarto membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na presente Tese, “As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de
formação continuada”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) –
Doutorado, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria/RS, objetiva-se
compreender as histórias de vida das professoras formadoras nas relações grupais de formação
continuada de professoras no PNAIC, no Estado do RS, a fim de refletir como essas histórias de vida
contribuem para a produção da humana docência alfabetizadora. Trata-se se de uma pesquisa
narrativa na perspectiva (auto)biográfica, fundamentada nas histórias de vida, na concepção filosófica
do sujeito capaz de se valer das suas próprias reflexões, de ser capaz de interpretar o mundo e dar
visibilidade as suas experiências. A fundamentação desta Tese referencia-se nas pesquisas de
Abrahão (2004), Passeggi, Abrahão, Delory Momberger (2012), Souza, (2006, 2011, 2015), Passeggi,
Souza (2017), Bergson (1943), Bruner 2017, Josso (2002, 2007, 2010,) Larrosa (2007, 2011, 2014,
2017), Freire (1979, 1983,1995, 1997), Antunes, Ross, Farias, Ortiz e Lopes (2018), Lima e Baptista
(2015), Connely e Clandinin (1995), Pineau (2011), Silva (2015), Grün e Costa (2007), Biesta (2013),
Ricoeur (1991, 2010). A partir da perspectiva (auto)biográfica, elege-se como metodologia as
histórias de vida constituída nas e pelas tecituras de experiências formativas produzidas pelas
professoras do PNAIC/UFSM, tendo como fontes de investigação as narrativas de Si dessas
professoras. Nas travessias formativas (2015-2018) no PNAIC/UFSM, a experiência do
reconhecimento do sujeito pesquisador imbricado na pesquisa abre perspectivas para a produção de
uma identidade ipse nas relações produzidas em formação continuada, sendo possível a reinvenção
da docência na e pela experiência pessoal, profissional, de formação continuada, bem como na
experiência da leitura de outras histórias de vida, sendo esse um exercício empreendido nos
caminhos metodológicos da pesquisa, que também tem contribuído para a produção de novas
aprendizagens da humana docência alfabetizadora. Por um lado, as escritas de Si, nesta Tese,
constituem-se como um exercício formador e inspirador para a produção de novas aprendizagens
pela experiência a serem investigadas sobre as docências produzidas e que ainda se produzem no
contexto das formações continuadas de professoras. Por sua vez, as vozes recorrentes e as vozes
singulares presentes nas narrativas de vida com essa as professoras formadoras participantes
possibilitam concluir que a docência alfabetizadora no contexto do PNAIC/UFSM de 2015 a 2018 é
produzida pela aprendizagem (auto)transformadora, pela aprendizagem da amorosidade, pela
aprendizagem da resiliência, pela aprendizagem da responsabilidade docente, pela aprendizagem da
gestão democrática e pela aprendizagem dialógica.
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