Que experiências motivam a escolha da docência durante a formação inicial? Percursos de auto(trans) formação docente em Letras
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-18Primeiro membro da banca
Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Segundo membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Terceiro membro da banca
Kist, Liane Batistela
Quarto membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida junto ao Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
(PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e formação profissional
(LP1). A proposição central buscou compreender como os alunos do curso de
licenciatura em letras, que não tinham a profissão docente em seu horizonte de futuro
inicial, construíram seus percursos até à docência. Devido às características o tema,
a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, aproximando-se do procedimento próprio
à pesquisa-formação, a partir dos preceitos da pesquisa (auto)biográfica (JOSSO,
20041 2010), utilizando as narrativas como fio condutor do diálogo entre pesquisador
e coautores da pesquisa. Buscando o alcance do objetivo proposto, realizamos um
estudo do tipo estado da arte no Catálogo de Teses (CTD) da Comissão de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) buscando uma melhor
compreensão do conceito de auto(trans)formação docente, a partir de pesquisas
realizadas no período 2013-2019. Posteriormente, realizamos levantamento
bibliográfico com a finalidade de adensar e contextualizar teoricamente o projeto,
utilizando principalmente as ideias de Paulo Freire (1979, 1981, 1987, 1989, 1991,
1995, 1996, 2000, 2001, 2013a, 2013b) e Ernani Maria Fiori (1991). Posteriormente,
utilizamos de pesquisas bibliográficas e documentais visando uma maior ambientação
e contextualização sócio-histórica e institucional com o contexto concreto de
realização da pesquisa. Na sequência, construímos uma aproximação inicial através
de um questionário estruturado enviado via google docs e selecionamos 06 (seis)
sujeitos para serem coautores na pesquisa. A partir da seleção dos coautores,
construímos um roteiro de entrevista narrativa semiestruturado, visando orientar os
diálogos a serem desenvolvidos com os coautores. Os diálogos es foram gravados e,
posteriormente, transcritos, com o consentimento dos coautores. Ao fim, defendemos
a seguinte tese: O processo de auto(trans)formação inicial docente se desenvolve
considerando a construção de experiências pessoais e educativas que
paulatinamente motivam à escolha da docência como caminho viável e prazeroso de
futuro profissional. Este processo se desenvolve a partir da infância e atravessa os
diferentes momentos e as diversas instâncias das vidas dos sujeitos mobilizando suas
escolhas e construindo sua identidade profissional. Na docência em letras, a relação
com a leitura e com docentes desta área que marcaram a trajetória dos sujeitos,
ganham contorno especial na subjetividade dos sujeitos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: