Gestão de um projeto de cooperativismo em uma escola municipal de Sapucaia do Sul junto a uma turma de EJA: uma proposta de geração de cidadania e renda
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Educacional. O trabalho teve como objetivos principais “sistematizar a trajetória e analisar a implementação de um Projeto de Cooperativismo desenvolvido junto a uma turma de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito João Freitas Filho, situada no município de Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Este Projeto vem sendo realizado como uma experiência pedagógica oferecida pela Escola, configurando-se em uma oportunidade de geração de trabalho, cidadania e renda para os alunos e alunas envolvidos, uma vez que os envolvidos produzem materiais que são comercializados pelo grupo. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: investigar os interesses, motivações e expectativas de um grupo de alunos e de uma professora envolvidos no referido Projeto e verificar as possíveis repercussões da participação destes alunos no Projeto em questão em âmbito pessoal, familiar e social. A presente pesquisa se justificou tendo em vista que os dados analisados evidenciaram o envolvimento dos alunos trabalhadores no referido Projeto, desenvolvido dentro de uma perspectiva de gestão democrática, bem como sua expectativa de que esta participação amplie seus espaços de vivência da cidadania e de geração de emprego e renda. A partir da realização desta pesquisa, o texto defende a importância de que temas como cidadania, trabalho, geração de emprego e renda, sejam consideradas nos espaços de formação de profissionais da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista o perfil deste alunado, considerando-se a relevância destes temas para a gestão da educação escolar. A metodologia adotada foi condizente com uma pesquisa do tipo qualitativo em Educação. As técnicas de coleta de dados de campo foram: entrevista individual, realizada com oito alunos e a professora; e análise de documentos da Escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1003]