As artes visuais na formação e ação de professores – anos iniciais: um olhar no curso de Pedagogia – CE/UFSM
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Data
2004-03-23Primeiro membro da banca
Porto, Tania Maria Esperon
Segundo membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo se insere na linha de pesquisa “Educação e Artes” na temática “Saberes Docentes, Formação e Profissionalização no Ensino de Artes Visuais” do PPGE – CE/UFSM. Originou-se de uma pesquisa sobre História da Arte escolar, evidenciando a necessidade de rever a formação inicial do Pedagogo – Anos Iniciais em relação ao ensino das Artes Visuais no Curso de Pedagogia da UFSM/RS. O objetivo foi refletir criticamente sobre como ocorre a formação inicial do professor dos anos iniciais em relação ao Ensino das Artes Visuais, tendo em vista sua atuação no Ensino Fundamental no estágio supervisionado, levantando discussões sobre a atual formação e ação dos futuros profissionais da Educação do Curso de Pedagogia CE/UFSM. Dessa forma, utilizou-se a abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa crítica na perspectiva dialética, por compreender a importância da totalidade do fenômeno em estudo e suas contradições. A coleta de dados se configurou por meio de análise documental, observações, diário de campo, entrevista semi-estruturada com os acadêmicos e com as professoras atuantes no ensino superior. Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicos do 5º semestre do Curso de Pedagogia - anos iniciais e dois professores com formação em artes visuais, que atuaram no 1º semestre de 2002 no ensino de artes visuais no referido curso. Para tanto, o espaço da pesquisa foi primeiro o Laboratório de Ensino das Artes Plásticas/CE/UFSM e, o segundo, as salas de aula das escolas municipais e estaduais onde os acadêmicos realizaram a sua prática educativa. Verificou-se que a formação inicial de professores no curso de Pedagogia da UFSM no que se refere ao ensino das artes visuais apresenta lacunas e questões positivas, que são pontuadas nessa investigação. Por isso a formação inicial precisa buscar base teórico-prática numa teoria pedagógica mais contemporânea, inserindo aí a teoria pedagógica crítica e uma teoria da arte pós-formalista, superando assim um ensino que se pauta basicamente na teoria e na pratica na perspectiva do ensino das artes visuais na visão moderna. Então a formação inicial precisa de reflexão e aprofundamento no que se refere ao repertório de saberes, em especial dos saberes disciplinares - de artes visuais, igualmente nos demais saberes pedagógicos e curriculares; o ensino de arte no curso de pedagogia não estabelece uma relação teórico-pratica entre o que é ensinado na academia e sua relação com a realidade dos saberes escolares. Ainda, os acadêmicos trazem consigo estereótipos e modelos de como ensinar e de como ser professor de Artes, baseando-se em sua vida escolar e em suas vivências em Arte. Constatou-se que esses “modelos” foram incorporados pelos acadêmicos, cuja tendência predominante é a tradicional, com suas técnicas e aplicações, e/ou na tendência escolanovista, que se utilizava da livre-expressão pela livre-expressão. A inclusão da Disciplina de Metodologia de Ensino das Artes Plásticas no Currículo por Atividades, ocorreu na década de 80, em decorrência da reforma curricular do curso, no ano de 1984, permanecendo o mesmo até o momento. Infere-se que cada contexto apresentou uma estrutura teórico-prática de formação quanto aos saberes, por isso pedagogicamente em quase nada se modificou, não existe uma cultura pedagógica contemporânea voltada para as diferenças. Conclui-se que o tempo destinado ao ensino da disciplina na formação inicial no Ensino Superior (Curso de Pedagogia – UFSM) é restrito (60 horas aula) para aprender o saber disciplinar e ter a compreensão dos saberes pedagógicos para o ensino de Artes Visuais, assim como para vivenciar teórica e metodologicamente os saberes da Arte, em sala de aula.
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