A participação dos professores e tutores nos fóruns de discussão
Resumo
Com o avanço das Tecnologias de informação e Comunicação, principalmente a
Internet, a modalidade de educação a distância ganha um grande impulso e o número
de cursos e estudantes a distância é cada vez maior. O aumento de cursos na
modalidade a Distância, tanto na graduação como na Pósgraduação
é possibilitada
pelos recursos da Internet através dos Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem.
A
pesquisa teve o objetivo investigar, a partir do olhar do aluno, a importância da
contribuição dos professores e tutores nos fóruns de discussão. Foi desenvolvida sob
a perspectiva qualitativa, baseada em Estudo de Caso. Os sujeitos foram 15 alunos do
Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas
à Educação, ingresso em 2009/1. Para a Coleta de Dados, foram utilizados
questionários semiestruturados.
Para análise dos dados coletados foi utilizada a
metodologia de análise de conteúdo, segundo Moraes (1999/2001). Os resultados
apontam para importância da participação dos professores e tutores nos fóruns de
discussão como orientadores, norteadores e motivadores no processo de ensino
aprendizagem.