A produção científica no CAPPA/UFSM: artigos científicos em língua inglesa sob a perspectiva da análise crítica de gênero
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Data
2023-02-13Primeiro membro da banca
Bortoluzzi, Valeria Iensen
Segundo membro da banca
Müller, Rodrigo Temp
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Paleontologia caracteriza-se por ser a ciência que estuda os seres vivos e organismos que habitaram o planeta Terra no passado, a fim de compreender o processo evolutivo das espécies e as possíveis relações entre elas. No Rio Grande do Sul, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), destaca-se principalmente pelas descobertas de registros fossilíferos de triássicos na região central do Estado, local em que os fósseis de dinossauros mais antigos do mundo foram encontrados. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar os artigos acadêmicos escritos em inglês e produzidos por membros do CAPPA, com enfoque na organização retórica da seção de Introdução e na estrutura e representação dos títulos desses artigos. O corpus foi coletado in loco durante uma entrevista semiestruturada com o diretor em vigência do CAPPA. Na sequência, o corpus foi delimitado para 22 exemplares de artigos científicos escritos em língua inglesa publicados pelos membros da equipe do CAPPA no período de 2015 a 2022. Os exemplares foram investigados à luz da Análise Crítica de Gênero (ACG) de Motta-Roth (2008) e, de forma que as dimensões do contexto e do texto dos artigos acadêmicos foram analisadas. Assim, o CAPPA constitui-se como uma comunidade discursiva e o artigo acadêmico é o gênero discursivo predominante nas produções científicas do grupo, e tem como objetivo reportar descobertas paleontológicas à comunidade científica. Em geral, os artigos acadêmicos são produzidos pelos paleontólogos do CAPPA, com eventuais colaborações de pesquisadores externos à UFSM, são publicados em periódicos estrangeiros interdisciplinares e são direcionados a outros paleontólogos, cientistas de áreas afins e pesquisadores em formação. Além disso, os exemplares investigados seguem uma organização comum ao gênero discursivo e, ao mesmo tempo, apresentam variações, tanto na estrutura geral do texto, que segue o esquema IMRD, quanto na organização retórica das seções de Introdução, que se enquadra no modelo CARS (SWALES; FEAK, 2012). Ainda, os resultados sugerem que há uma preferência significativa pelo uso de citações não-integrais e que os pesquisadores do CAPPA tendem, portanto, a direcionar o foco à pesquisa referenciada. Por fim, a análise dos títulos mostrou que há também uma aparente preferência por títulos breves e diretos e por nominalizações (Ibidem; RAVELLI, 1988; HALLIDAY; MATTHIESEN, 2014), o que sugere um formato que instiga o leitor e que torna a construção do significado nos títulos mais complexa. Esperamos que esta pesquisa contribua para os estudos da Linguística Aplicada, da ACG e do Inglês para Fins Acadêmicos, e que os resultados promovam reflexões acerca do processo de escrita acadêmica em língua inglesa e das variações linguísticas disciplinares em artigos científicos.
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