Gerenciamento de projetos em um setor de engenharia: dos processos de gestão à implantação de um PMO
Resumo
A competitividade e longevidade das empresas no mercado são aspectos cada vez mais desafiadores, onde os projetos são respostas naturais, dentro desta perspectiva. Estes, quando bem gerenciados, são capazes de contornar as dificuldades enfrentadas e auxiliar no alcance dos objetivos estratégicos. Para elevar a qualidade deste gerenciamento e aumentar a produtividade das equipes, uma alternativa que tem destaque cada vez maior é Project Management Office. Esta estrutura organizacional, possui capacidade de prover suporte, monitoramento e minimização de riscos associados aos processos de gestão de projetos. Visando a importância dos projetos dentro das organizações e benefícios da implantação de um PMO, este estudo busca estruturar uma proposta adaptada ao setor de Engenharia de Processos de uma indústria do segmento de itens para construção civil. Para cumprir a finalidade, o trabalho dividiu-se em contextualização do cenário, definição de uma metodologia de gerenciamento de projetos para a organização e a construção da proposta de implantação do PMO. A primeira fase foi composta de entrevistas, observação direta, pesquisa documental e grupo focal. A segunda etapa envolveu a elaboração de um ciclo de vida dos projetos gerenciados no setor e definição de documentação padrão para suporte. E a última etapa foi composta da aplicação da metodologia PMO Value Ring. Como resultados, obteve-se a caracterização do cenário atual do setor em relação ao funcionamento dos projetos gerenciados, além do mapeamento das principais dificuldades. A partir disto, formatou-se um fluxo de papéis e responsabilidades com a notação BPMN (Business Process Model and Notation). E por fim, a construção de uma proposta de implantação de um PMO com: 17 funções com níveis de execução descritos, 5 indicadores de performance das funções, um colaborador mapeado avaliado para desempenho das funções e um retorno do investimento de 1021%. As funções possuem 82,7% de aderências as expectativas, enquanto o colaborador possui uma aderência a competência de execução das funções superior a 70%, o que junto ao ROI elevado, indicam a robustez e qualidade da proposta construída. Dessa forma, entende-se que este estudo traz contribuições tanto academicamente quanto no âmbito empresarial.
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