Caminhos para pensar a infância no contexto de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria/RS
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Data
2023-02-15Primeiro membro da banca
Mello, Débora Teixeira de
Segundo membro da banca
Ahmad, Laila Azize Souto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional no Mestrado Profissional, o estudo está voltado para
os contextos escolares e as práticas desenvolvidas, relacionando com a teoria e
contribuindo assim, com a formação inicial e continuada de professores e
professoras, tão necessária para a qualidade na educação oferecida pelas
instituições escolares. Buscamos compreender os olhares lançados para a infância
no contexto de uma escola de Ensino Fundamental que atende crianças pequenas e
bem pequenas, tendo como objetivos específicos: conhecer a historicidade da
implementação da lei 12.796/2013; analisar como as concepções de infância das
professoras que atuam na escola se materializam no seu trabalho e no dia a dia e
propor um processo de construção colaborativa da proposta pedagógica que
valorize a infância suas especificidades e continuidades. A pesquisa está
fundamentada em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e descritivo
com base nas narrativas das professoras, com a contribuição da pesquisa
colaborativa para a construção da proposta pedagógica para a Educação Infantil,
revendo, dessa forma o Projeto Político Pedagógico da escola. Os
procedimentos/instrumentos de produção dos dados utilizados foram: entrevista e
Grupo Focal. A base para as discussões e interpretações dos dados esteve
assentada no referencial teórico a partir de autores como Minayo (2001, 2013),
Sampieri (2013), Gatti (2005), Ibiapina (2016), Freire (1987, 1996, 2000, 2015), Lima
(2020), Kramer (2006, 2007, 2011), Mello (2015, 2017). A partir das narrativas das
professoras, foi possível conhecer e refletir os olhares lançados para a infância e
entender que esses olhares vão se constituindo coletivamente, sendo também
atravessados pelas políticas públicas, a formação docente e o compromisso que têm
com os direitos das crianças. Ao analisar os achados da pesquisa, identificamos que
algumas formas de pensar as transições das crianças estão relacionadas a uma
cultura docente e da escola na qual a infância ainda precisa ser tomada como foco
principal do trabalho. A partir disso, o produto da pesquisa é um Roteiro de Trabalho
pensado como um documento orientador na construção da proposta pedagógica da
Educação Infantil e que contribuirá para a reconstrução colaborativa do Projeto
Político Pedagógico da escola.
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