Caminhos para pensar a infância no contexto de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria/RS
Fecha
2023-02-15Primeiro membro da banca
Mello, Débora Teixeira de
Segundo membro da banca
Ahmad, Laila Azize Souto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa, foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional no Mestrado Profissional, o estudo está voltado para
os contextos escolares e as práticas desenvolvidas, relacionando com a teoria e
contribuindo assim, com a formação inicial e continuada de professores e
professoras, tão necessária para a qualidade na educação oferecida pelas
instituições escolares. Buscamos compreender os olhares lançados para a infância
no contexto de uma escola de Ensino Fundamental que atende crianças pequenas e
bem pequenas, tendo como objetivos específicos: conhecer a historicidade da
implementação da lei 12.796/2013; analisar como as concepções de infância das
professoras que atuam na escola se materializam no seu trabalho e no dia a dia e
propor um processo de construção colaborativa da proposta pedagógica que
valorize a infância suas especificidades e continuidades. A pesquisa está
fundamentada em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e descritivo
com base nas narrativas das professoras, com a contribuição da pesquisa
colaborativa para a construção da proposta pedagógica para a Educação Infantil,
revendo, dessa forma o Projeto Político Pedagógico da escola. Os
procedimentos/instrumentos de produção dos dados utilizados foram: entrevista e
Grupo Focal. A base para as discussões e interpretações dos dados esteve
assentada no referencial teórico a partir de autores como Minayo (2001, 2013),
Sampieri (2013), Gatti (2005), Ibiapina (2016), Freire (1987, 1996, 2000, 2015), Lima
(2020), Kramer (2006, 2007, 2011), Mello (2015, 2017). A partir das narrativas das
professoras, foi possível conhecer e refletir os olhares lançados para a infância e
entender que esses olhares vão se constituindo coletivamente, sendo também
atravessados pelas políticas públicas, a formação docente e o compromisso que têm
com os direitos das crianças. Ao analisar os achados da pesquisa, identificamos que
algumas formas de pensar as transições das crianças estão relacionadas a uma
cultura docente e da escola na qual a infância ainda precisa ser tomada como foco
principal do trabalho. A partir disso, o produto da pesquisa é um Roteiro de Trabalho
pensado como um documento orientador na construção da proposta pedagógica da
Educação Infantil e que contribuirá para a reconstrução colaborativa do Projeto
Político Pedagógico da escola.
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