Estratégias de controle de corrente e amortecimento ativo para conversores conectados à rede elétrica
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Data
2023-03-01Primeiro membro da banca
Massing, Jorge Rodrigo
Segundo membro da banca
Gabbi, Thieli Smidt
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta contribuições em dois assuntos referentes ao controle de inversores conectados a rede elétrica. O primeiro deles trata sobre o amortecimento ativo em
inversores com filtro LCL desenvolvendo uma técnica chamada de Amortecimento Ativo
Híbrido. Esta técnica utiliza a realimentação da corrente do capacitor e uma ação direta
da tensão do ponto de conexão comum na malha de controle. Usando os dois termos é
possível aumentar o amortecimento dos polos ressonantes. São mostradas duas técnicas
para a escolha desses ganhos, sendo uma baseada no posição do polo mais relevante do
sistema e a outra utilizando otimização por enxame de partículas. Além disso, é definida
a região/limites de estabilidade dos ganhos do amortecimento. O segundo assunto é o
controle de corrente utilizando controlador super-twisting sliding mode (STSM). Primeiro
é desenvolvido o controle de corrente para o inversor com filtro L. Depois, é estendido
para o inversor com filtro LCL utilizando uma abordagem multimalhas. Nesta abordagem, o STSM é utilizado para controlar a malha interna de corrente do inversor enquanto
sua referência e gerada pela malha externa. São mostrados resultados de simulação e
experimentais. Ambos os métodos apresentaram resultados satisfatórios.
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