Estratégias de controle de corrente e amortecimento ativo para conversores conectados à rede elétrica
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Date
2023-03-01Primeiro membro da banca
Massing, Jorge Rodrigo
Segundo membro da banca
Gabbi, Thieli Smidt
Metadata
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Este trabalho apresenta contribuições em dois assuntos referentes ao controle de inversores conectados a rede elétrica. O primeiro deles trata sobre o amortecimento ativo em
inversores com filtro LCL desenvolvendo uma técnica chamada de Amortecimento Ativo
Híbrido. Esta técnica utiliza a realimentação da corrente do capacitor e uma ação direta
da tensão do ponto de conexão comum na malha de controle. Usando os dois termos é
possível aumentar o amortecimento dos polos ressonantes. São mostradas duas técnicas
para a escolha desses ganhos, sendo uma baseada no posição do polo mais relevante do
sistema e a outra utilizando otimização por enxame de partículas. Além disso, é definida
a região/limites de estabilidade dos ganhos do amortecimento. O segundo assunto é o
controle de corrente utilizando controlador super-twisting sliding mode (STSM). Primeiro
é desenvolvido o controle de corrente para o inversor com filtro L. Depois, é estendido
para o inversor com filtro LCL utilizando uma abordagem multimalhas. Nesta abordagem, o STSM é utilizado para controlar a malha interna de corrente do inversor enquanto
sua referência e gerada pela malha externa. São mostrados resultados de simulação e
experimentais. Ambos os métodos apresentaram resultados satisfatórios.
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