O trabalho pedagógico do professor de educação física com a educação infantil em escolas do campo: uma autoetnografia na região sul do Rio Grande do Sul
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Data
2023-03-28Primeiro membro da banca
Salva, Sueli
Segundo membro da banca
Barboza, Mônica Corrêa de Borba
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do
Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Nesta
investigação o objetivo principal foi analisar e compreender como se constitui o trabalho
pedagógico do professor de Educação Física com as turmas multi-idades (pré A e B) da
Educação Infantil nas escolas do campo de Jardim do Sul/RS, mediante a implementação do
Documento Orientador Municipal (DOM). Além disso, buscou-se analisar o processo de
elaboração e implementação do DOM da Educação Infantil; compreender o lugar da Educação
Física no DOM da Educação Infantil; conhecer as condições nas quais se dá o trabalho
pedagógico do professor de Educação Física no processo de implementação do DOM com a
Educação Infantil. Para tanto, foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo, em que optou-se pelo
caminho metodológico da análise documental e da autoetnografia com o uso de narrativas
autobiográficas construídas a partir do diário de campo e as entrevistas semiestruturadas, as
quais foram realizadas com três professores colaboradores que atuam na Rede Municipal de
Ensino de Jardim do Sul/RS. O processo de análise de dados possibilitou a elaboração de três
categorias: 1. As experiências na formação e no percurso da pesquisa: a Educação Física na
Educação Infantil do Campo, o DOM e as vivências nas escolas; 2. As experiências e as
condições do professor de Educação Física com a Educação Infantil nas escolas do campo; 3.
As experiências do cotidiano das aulas de Educação Física nas escolas da Educação Infantil do
campo a partir da concretude do DOM. Dessa forma, foi feita uma narrativa deste percurso
através de uma narrativa autobiográfica formativa, abordando as reflexões e ressignificando as
experiências vividas pelo pesquisador que contempla suas aprendizagens no cotidiano escolar.
Nesse sentido, a partir da inserção como professor de Educação Física incipiente na Educação
Infantil, foram constatadas fragilidades na formação inicial, fazendo emergir inquietações
diante um contexto tão singular como a infância, revelando desafios, descobertas e
aprendizagens. Assim sendo, os aportes teóricos do campo da Sociologia da Infância orientaram
o trabalho pedagógico na Educação Infantil, apresentando uma concepção de criança que a
reconhece como sujeito de direitos, produtora de cultura e enfatiza o protagonismo infantil.
Ademais, nessa investigação chegou-se ao entendimento de que a Educação Física se faz
presente na proposta pedagógica do DOM para Educação Infantil, desde os seus eixos
estruturantes, interação e brincadeiras, em que crianças manifestem-se mediante a linguagem,
a corporeidade, o movimento e o brincar espontâneo. De outra parte, houve o reconhecimento,
por parte do pesquisador, se sua condição de professor oriundo do meio urbano e inserido nas
escolas do campo, sobretudo, reconhecendo as potencialidades desse contexto, crianças e
comunidades. Por fim, a partir das reflexões foi possível constatar um importante processo
formativo docente em fluxo que comporta movimentos de aprendizagens, descobertas, tensões,
reflexões e interpretações.
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