As TIC e a nova proposta do ensino médio: um estudo de caso
Resumo
Diante de tantas transformações e descobertas no campo das tecnologias, o ser humano é conduzido a interagir constantemente com as mesmas. Seja na área da saúde, da arquitetura ou da educação, fazendo com que cada vez mais tornemo-nos dependentes delas. No campo da educação as Tecnologias da Informação e de Comunicação aplicadas à educação (TIC) estão sendo vistas como apoio indispensável para o sucesso da aprendizagem. Assim, nesse artigo são apresentadas reflexões acerca de uma pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na nova proposta do ensino médio, Ensino Politécnico, implantada no Rio grande do Sul em 2012. A referida pesquisa foi aplicada em uma Escola Estadual, em turmas do Seminário Integrado, de segundo e terceiro ano do ensino médio. A mesma utilizou-se de questionários e entrevistas com alunos e professores participantes do Seminário Integrado. Percebeu-se que a utilização das TIC e o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar estão ocorrendo na disciplina de Seminário Integrado, porém apresentam algumas limitações metodológicas e estruturais.