Desafios da gestão escolar no enfrentamento da Síndrome de Burnout: um estudo na rede municipal de educação de Sapucaia do Sul (RS)
Resumo
A presente pesquisa é uma proposta de análise das relações entre a Síndrome
de Burnout e a Gestão Escolar na Rede Municipal de Ensino de Sapucaia do Sul (RS).
Desenvolveu-se para tal, um estudo de caso, onde participaram doze profissionais da
educação de duas escolas, sendo eles diretores, orientadores pedagógicos e
professores de anos finais do Ensino Fundamental. Optou-se pela abordagem
qualitativa, sendo aplicado questionário com perguntas abertas. Utilizou-se análise de
conteúdo para a categorização das informações. As reflexões elaboradas apontam para
a importância de um processo de descentralização das relações de trabalho nas
escolas. A Gestão democrática é uma reivindicação e ao mesmo tempo o caminho
apontado pelos colaboradores para se chegar a uma excelência de ensino, onde os
professores e demais profissionais das escolas possam ser valorizados, evitando que
estes adquiram a Síndrome de Burnout, uma “desistência” de quem ainda está na
profissão. Entre os inúmeros sintomas desta Síndrome, foram observados nos
colaboradores, sentimentos de impotência diante das problemáticas escolares e das
precárias condições de trabalho. A educação perpassa necessariamente pelos
professores e por uma gestão escolar. A qualidade, por uma construção coletiva.
Quando conseguirmos juntar efetivamente os professores numa gestão participativa
estaremos encaminhando a escola a gerar a qualidade social da educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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