O material didático digital na mediação das interações no ambiente virtual de aprendizagem na educação superior
Visualizar/ Abrir
Data
2023-08-11Primeiro membro da banca
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Segundo membro da banca
Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
Terceiro membro da banca
Barreto, Carmen Ricardo
Quarto membro da banca
Fialho, Vanessa Ribas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação
(GPKosmos/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dedica-se à investigação das tecnologias digitais
aplicadas às práticas pedagógicas, cuja relevância foi amplamente destacada durante o período
da pandemia da COVID-19. Os educadores continuam buscando as melhores formas de utilizar
as tecnologias digitais para garantir processos de ensino e aprendizagem que coloquem o
discente como protagonista, auxiliando nas interações e mediações com docentes e colegas.
Nesse contexto, o objetivo da presente tese é analisar como os Materiais Didáticos Digitais
(MDD) mediam as interações entre docentes e discentes nos processos de ensino e
aprendizagem no ambiente virtual. O referencial teórico foca na utilização da ciência da
informação, na cognição e na tecnologia na educação com o uso de MDD nas interfaces digitais
de informação e comunicação. Metodologicamente, o trabalho utiliza pesquisa mista,
integrando métodos quantitativos e qualitativos para obter um panorama completo do fenômeno
estudado. São utilizados dados reais de uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, além de
entrevistas e questionários com docentes e discentes. A triangulação dessa sistematização
permite uma análise do uso de ferramentas, arquivos digitais e limitações dos MDD como
recurso educacional com a utilização da tecnologia digital no ambiente virtual. Conclui-se que
a utilização de MDD no ambiente virtual de aprendizagem pode ser benéfica para o sucesso
acadêmico dos estudantes, mas existem desafios no seu emprego a fim de se aproveitar todo o
potencial das tecnologias digitais. É essencial que os professores recebam orientações e
formação pedagógica adequadas para utilizar tais recursos em sala de aula e que as plataformas
estejam identificadas com os cursos e os sistemas próprios de cada instituição.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: