Análise política da disciplina de cultura digital, do novo Ensino Médio
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Data
2024-03-28Primeiro coorientador
Vidmar, Muryel Pyetro
Primeiro membro da banca
Leonel, André Ary
Segundo membro da banca
Bervian, Paula Vanessa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa desenvolvida nesta dissertação é centrada na investigação sobre a nova disciplina
curricular intitulada como Cultura Digital (CD), por meio de três estudos. De modo a termos
uma noção de como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incorporou a disciplina de
CD, realizamos na introdução, uma reflexão acerca da implementação do Novo Ensino Médio,
através da BNCC, realizando uma crítica estruturada a respeito do documento. Dando
sequência, no primeiro estudo, é realizada uma investigação nas publicações dos periódicos
nacionais de melhor avaliação no Qualis CAPES da grande área de Ensino, com foco em
publicações nas subáreas de Ensino de Física e Educação em Ciências. O segundo estudo busca
compreender a forma com que as Escolas da 16ª Coordenadoria Regionalde Educação da
região da Serra Gaúcha estão trabalhando com a disciplina de CD e por fim, oterceiro estudo,
busca integrar as disciplinas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) com a de CD.
No primeiro artigo, constatamos a importância da implantação da disciplina de CD em todas as
modalidades de Ensino, potencializando a construção do conhecimento através do auxílio das
tecnologias. Já no segundo, evidenciamos que os professores não estão aptos para desenvolver
a disciplina de CD, apontando a carência de materiais específicos e de formação inicial e
continuada. Por fim, no terceiro artigo, apresentamos uma proposição didática como alternativa
à escassez de Itinerários Formativos ligados às Ciências da Natureza, sendo explorado através
do uso da Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da Inteligência
Artificial (IA).
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