Educação especial e ação docente compartilhada: movimentos, tendências e desafios
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Data
2023-12-15Primeiro membro da banca
Baptista, Cláudio Roberto
Segundo membro da banca
Jesus, Denise Meyrelles de
Terceiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Quarto membro da banca
Possa, Leandra Boer
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Alicerçada na premissa da educação como um direito universal e em defesa da
articulação entre a educação geral e educação especial como alternativa qualificadora
dos processos de escolarização e aprendizagem de todos os estudantes, essa
pesquisa objetiva conhecer a ação docente compartilhada em âmbito nacional e
internacional a partir da produção científica no campo educacional. Assumindo como
modo de ser-estar no mundo os pressupostos do Pensamento Sistêmico, traçamos
um percurso metodológico que assume como inspiração para a construção do
material analítico aproximações com o método da Revisão Integrativa da Literatura.
A revisão foi realizada pelo Portal de Periódicos Capes, nos idiomas Português, Inglês
e Espanhol, a partir da utilização de estratégia de busca que contempla distintas
nomenclaturas adotadas para referir a ação docente compartilhada entre educação
geral e educação especial. A partir da seleção dos artigos em duas etapas,
inicialmente pelos títulos e, após, pelos resumos, com base em critérios de inclusão
pré-definidos para cada etapa, o corpus analítico que oferece endosso para a
pesquisa constitui-se de 49 artigos. Os artigos foram lidos na íntegra e sistematizados
em um quadro de recorrências, a partir das quais foi possível a distinção de quatro
dimensões analíticas, as quais subdivide-se em eixos de discussão. A primeira
dimensão analítica refere-se aos movimentos que sustentam o desenvolvimento da
ação docente compartilhada, constituindo-se de três eixos de discussão: movimentos
legais internacionais, documentos nacionais pertinentes à educação para todos e
orientações específicas relacionadas à colaboração entre educação geral e educação
especial. A segunda dimensão analítica refere-se às tendências dessa articulação e
subdivide-se em quatro eixos: dimensões conceituais, tipos de parceria entre os coprofessores, divisão das responsabilidades entre os professores e natureza das
atividades desenvolvidas. A terceira dimensão analítica, elucida as possibilidades da
ação docente compartilhada e perpassa quatro eixos de discussão: potencialização
dos processos de inclusão, qualificação das práticas pedagógicas, favorecimento da
aprendizagem de toda a turma e processos de aprendizagem docente. A quarta
dimensão analítica refere-se aos desafios nas condições de implementação dessa
prática, contemplando os eixos de discussão relacionados à formação de
professores, gestão escolar e tempo comum para planejamento entre os docentes.
Ao imergir no contexto das produções científicas produzidas em diferentes países,
distinguimos um importante domínio consensual que reconhece a ação compartilhada
entre a educação especial e educação geral como uma alternativa para a qualificação
dos processos de escolarização e aprendizagem de todos os estudantes.
Problematizamos, pois, a necessidade de qualificação de pontos de sustentação para
a efetivação da ação docente compartilhada: previsão da ação docente compartilhada
como um modelo organizacional do atendimento em educação especial no âmbito
das políticas educacionais; investimento nos processos formativos docentes, no
âmbito da formação inicial e continuada; disponibilização de recursos e investimento necessário na estrutura escolar; garantia de recursos humanos suficientes, instituição
do tempo comum de planejamento entre professor geral e professor de educação
especial como proposta da escola. Assim, defende-se a ação docente compartilhada
como promotora de uma escola mais democrática e enfatiza-se a necessidade de
promoção das condições necessárias ao seu desenvolvimento.
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