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Autorreificação da imagem e reconhecimento docente

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Tese de Doutorado (1.203Mb)
Data
2015-03-24
Autor
Luiz, Ercília Maria de Moura Garcia
Primeiro orientador
Trevisan, Amarildo Luiz
Primeiro membro da banca
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Segundo membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Terceiro membro da banca
Cunha, Jorge Luiz da
Quarto membro da banca
Benites, Suzete Necchi
Quinto membro da banca
Ourique, Maiane Liana Hatschbach
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente tese com o título Autorreificação da Imagem e Reconhecimento Docente é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nesse sentido, tem como objetivo geral investigar o percurso teórico entre o quesito da autorreificação da imagem docente e a possibilidade de transcendência, para então discutir o reconhecimento na intersubjetividade docente-discente. Para atingir esse objetivo, optou-se pelo giro do reconhecimento na perspectiva de Axel Honneth (2003), herdeiro das reflexões críticas da Escola de Frankfurt, o qual estabelece uma posição singular em relação ao problema da reificação. Nessa pesquisa, o desenho metodológico privilegia a abordagem qualitativa, de cunho hermenêutico, que envolve a escuta de sujeitos implicados, tendo como referência a compreensão de Gadamer (1998). A teoria crítica de Adorno e Habermas é utilizada como parâmetro para auxiliar na hermenêutica do mito de Prometeu e de narrativas docentes. A partir desses dados emergentes, situa-se a questão problemática: até que ponto o giro do reconhecimento da teoria crítica, principalmente nos propósitos do reconhecimento do outro e da linguagem, pode contribuir para a superação da autorreificação da imagem docente nos dias contemporâneos? Na perspectiva do pensamento pós-metafísico, o aprendizado, na interlocução docente/discente, necessita não só do entendimento cognitivo, pois esse muitas vezes é frustrado, mas especialmente da desbarbarização da imagem docente, tendo em vista o reconhecimento recíproco na linguagem. Quando isso não acontece, o docente pode ficar preso à linguagem reificante e à impossibilidade de reconhecimento, esquecido e acorrentado como ocorre no mito de Prometeu. Daí, a necessidade de compreender o deslocamento da autorreificação para o reconhecimento, sendo esse último precedido pela autorrealização, a qual é identificada por Axel Honneth (2003) como a atitude ética. Propõe-se, desse modo, encontrar uma resposta positiva à tese de que o autorreconhecimento da imagem docente ocorre pelo ethos linguístico como hábito autorrealizador na intersubjetividade docente-discente.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3489
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [339]

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