Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PROCESSO [TRANS]FORMATIVO EM REDE: O PROFESSOR PRINCIPIANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Thumbnail
Visualizar/Abrir
NUNES, JANILSE FERNANDES.pdf (7.133Mb)
Data
2016-08-10
Autor
Nunes, Janilse Fernandes
Primeiro orientador
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Primeiro coorientador
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Primeiro membro da banca
Bolzan, Doris Pires Vargas
Segundo membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Terceiro membro da banca
Corte, Marilene Gabriel Dalla
Quarto membro da banca
Romanowski, Joana Paulin
Quinto membro da banca
Cunha, Maria Isabel da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta tese, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 1 (LP1) Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, permeou a interpretação e a reflexão sobre trajetórias docentes de professores principiantes na Educação Superior, tendo em vista os processos vivenciados em duas Instituições, uma brasileira e outra espanhola, por meio de programas formativos institucionalizados. A presente pesquisa se constituiu por uma proposta complexa de processo [trans]formativo em rede, cujos processos metodológicos foram fundamentados em uma abordagem qualitativa, alicerçada em um estudo de caso múltiplo, com a utilização de questionário exploratório e de entrevistas narrativas, objetivando analisar as contribuições dos programas de assessoramento pedagógico nos processos formativos dos professores principiantes em duas instituições de Educação Superior. A pesquisa centra-se no entendimento de que o desenvolvimento profissional do professor principiante requer um programa institucionalizado e em rede, como meio de reflexões emergentes sobre a prática docente, compreendida como interação entre os protagonistas; cria uma comunidade de aprendizagem, a fim de qualificar a docência; promove a inteligência coletiva e a aprendizagem mútua entre professores de referência na área, mentores, formadores e principiantes e, assim, institucionaliza um processo formativo, alicerçado em uma rede [trans]formativa, pela interação e reflexão permanente acerca da docência universitária. Os resultados certificam a necessidade de uma proposta de formação que induza à docência. Para tanto, no constructo da tese, foi desenvolvida uma possibilidade de formação inicial de um processo [trans]formativo, que possibilite e desafie o professor a desenvolver em si a capacidade de se autoformar. Nesse sentido, o processo formativo avança para [trans]formativo, isto é, para se transformar é necessário olhar para si, fazer uma autorreflexão sobre as diferentes dimensões da docência.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3515
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [66]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.