A mediação entre família e escola através dos gestores escolares
Resumo
O presente trabalho monográfico origina-se de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Cruz Alta/RS, com o objetivo geral de investigar o processo de interação e mediação entre família e escola. A investigação-ação tem como objetivo identificar os fatores que promovem o envolvimento das famílias e da escola no processo educativo e propõem estratégias para contribuir com este relacionamento. De forma a avaliar esta realidade aplicaram-se dois questionários, em versões distintas, uma para os pais e outra para os professores, coordenadores e direção. Assim, vislumbra-se um processo de co-gestão que permite a participação popular, contribuindo para o desenvolvimento da democracia tanto na escola quanto na sociedade. Essa participação se dá no momento em que a escola visualiza a importância de um relacionamento produtivo com o grupo que a cerca e seus enefícios em favor da educação de qualidade, através da vivência e construção coletiva em favor das necessidades e desejos da comunidade. Através das análises realizadas, observou-se que a participação da família não é algo efetivo, bem como a maioria não se preocupa em estar presente nos momentos em que são solicitados. Dessa forma ficou clara a necessidade de sugerir novas ações para que os pais participem, reflitam e discutam, juntamente com os gestores escolares, as suas expectativas e necessidades sobre o que esperam da educação, a fim de considerar este ato uma ação de democracia que visa à transformação de uma sociedade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1010]