Síntese regiosseletiva de 2-metiltiopirimidin-4(3h)-onas N3-substituídas, uracilas derivadas e bromacil análogos
Resumo
Uma série de vinte e sete 2-metiltiopirimidin-4-(3H)-onas 3,6-disubstituídas que possuem como substituíntes na posição 6 do anel pirimidínico os grupos Me, Ph, 4-Me-C6H4, 4-OMe-C6H4, 4-F-C6H4, 4-Br-C6H4 e na posição 3 os grupos Me, Alil, Ph, Bn, Fenetil, sec-Butil, foi obtida, regiosseletivamente,a partir da ciclocondensação das 4-alcóxi-1,1,1-tricloro-3-alquen-2-onas com os sulfatos de 2-metilisotiouréia 1-substituídos em meio aquoso básico. Os produtos foram obtidos com altos rendimentos que variaram de 70-92%.
As 4-alcóxi-1,1,1-tricloro-3-alquen-2-onas usadas como reagentes de partida, foram sintetizadas a partir de reações de acilação de acetais ou enol éteres com cloreto de tricloroacetila.
Em um segundo momento, uma série de vinte e quatro uracilas N3-substituídas foram sintetizadas a partir da oxidação do grupo metiltio das 2-metiltiopirimidin-4-(3H)-onas obtidas anteriormente utilizando Oxone como agente oxidante. O Oxone transforma o grupo sulfeto em sulfona, um bom grupo de saída, que sofre eliminação para fornecer os produtos. Todos os compostos foram obtidos como sólidos e com bons rendimentos (50-90%). Este trabalho também apresenta a síntese do 5-bromo-3-sec-butil-6-metiluracila (Bromacil) e análogos a partir da reação de bromação seletiva da posição 5 das uracilas N3-substituídas utilizando Br2 como reagente e MeOH como solvente. Esta metodologia possibilitou a formação do Bromacil e análogos com rendimentos elevados que variaram de 78-98%. Os compostos foram obtidos como sólidos.
Os sulfatos de 2-metilisotiouréia 1-substituídos foram obtidos através da S-metilação da tiouréia correspondente utilizando sulfato de dimetila, água e aquecimento.