Selo combustível social: a perspectiva da indústria de biodiesel do Rio Grande do Sul
Resumo
Nas ultimas décadas, tornou-se mais evidente a preocupação com o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, que migraram de debates singulares para reflexões globais, inclusive para o meio empresarial. Nesses termos, em virtude da crescente preocupação com o meio ambiente e a possível escassez do petróleo, a temática dos biocombustíveis vem ganhando corpo no Brasil e no mundo, sendo que no Brasil, visando estimular a produção dos bicombustíveis, o governo criou o Programa Nacional de Produção de Biodiesel- PNPB e o Selo Combustível Social- SCS, que abrange a dimensão social do desenvolvimento sustentável, promovendo a inclusão social de agricultores familiares ligados a atividades de produção de oleaginosas para industrialização de biodiesel. Assim, neste contexto, as empresas aparecem como peças primordiais da estratégia voltada a alavancar o desenvolvimento sustentável no Brasil proposta pelo governo. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo identificar o impacto do selo combustível social na gestão das empresas gaúchas que decidiram pela adoção dessa certificação, considerando as dimensões do desenvolvimento sustentável, da inovação e da estratégia da empresa. Para abarcar o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas por meio de gravador de voz digital, in loco, de 09 de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012, com profissional com conhecimento sobre o selo combustível social e sua gestão nas empresas produtoras de biodiesel, portadoras do selo combustível social, localizadas no estado do RS, a citar BsBios, Camera, Granol, Oleoplan, e Olfar. Com o intuito de sustentar a análise da pesquisa, elaborou-se uma ferramenta de avaliação que foi utilizada também para a estruturação do instrumento de coleta de dados. A interpretação e análise de dados se deram, preponderantemente, de forma qualitativa, pela análise documental e análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram que o selo impacta nas empresas, tanto no âmbito do desenvolvimento sustentável, como na inovação e na estratégia. O selo traz consigo mudanças para as empresas e ele é vislumbrado como uma oportunidade para inserção das mesmas no mercado. Os impactos causados, por sua vez, são assimilados, trazendo para as empresas detentoras do selo uma vantagem competitiva em um mercado ainda em desenvolvimento, mas com boas perspectivas de evolução e crescimento.