Um estudo da influência do cinismo e do materialismo no comportamento de consumo ecologicamente consciente
Resumo
A degradação ambiental e a possibilidade do exaurimento de reservas de recursos naturais, aspectos apontados como resultantes do modelo econômico e produtivo vigente, ocasionam o surgimento e o fortalecimento de movimentos pró-ambientalistas. Engajado a esses movimentos, o consumidor ecologicamente consciente manifesta a preocupação ambiental nas suas atitudes e, consequentemente, no seu comportamento de compra. O indivíduo passa a buscar produtos que acredita causar menor impacto ao meio ambiente e a valorizar aqueles, cujos insumos e processos, são provenientes de empresas ambientalmente responsáveis. Os novos padrões de consumo passam a ser tema central de um grande número de pesquisas que procura explicar e investigar as principais mudanças no comportamento do consumidor. A percepção de que a adoção de estratégias voltadas a esse público é efetiva, ocasiona o aumento do número de falsas promessas, o que leva o consumidor a ser influenciado pelo cinismo e questionar a legitimidade do problema ambiental. Ainda, a pressão social e cultural por maiores níveis de consumo acarreta menor adoção de comportamentos ecologicamente conscientes, influenciando o nível de materialismo no consumidor. O presente trabalho tem por objetivo investigar o impacto de diferentes variáveis na adoção do comportamento de consumo ecologicamente consciente. Para tanto, a adoção desse comportamento foi investigada a partir de modelo fundamentado no estudo desenvolvido por Cardigo (2008), que adaptou os modelos de Roberts (1996) e Straughan e Roberts (1999). Foi conduzida uma pesquisa do tipo survey, com 334 respondentes, dentre eles, alunos e servidores da Universidade Federal de Santa Maria. A principal técnica de análise de dados foi a Modelagem de Equações Estruturais. O modelo adaptado de Cardigo (2008) mostrou-se adequado na compreensão do impacto do cinismo e do materialismo sobre o comportamento de consumo ecologicamente consciente e apresentou bons índices de ajuste na Análise Fatorial Confirmatória. Das dez hipóteses propostas, cinco foram confirmadas: o materialismo possui relação negativa com o comportamento ecologicamente consciente e o altruísmo e a eficiência percebida do consumidor possuem poder de moderação das relações entre cinismo, materialismo, preocupação ambiental e comportamento de consumo ecologicamente consciente.