A importância da marca no consumo de tênis entre os adolescentes: suas relações com atitude e intenção de compra
Resumo
A partir da concepção de que a complexidade de escolhas dos consumidores está aumentando e de que o comportamento humano está em constante transformação, as empresas e os consumidores passam a conviver em uma sociedade mediada pela tecnologia e pelo acesso à informação nas relações de compra. Este processo torna-se mais difícil de compreender quando analisado no contexto de vida de jovens que estão formando a sua identidade e personalidade. Nessa perspectiva, vários estudos buscam identificar os fatores que explicam a Atitude e Intenção de Compra dos consumidores, surgindo o seguinte questionamento: Quais fatores explicam a Atitude e Intenção de Compra de tênis de marca entre estudantes da rede estadual de ensino médio em Santa Maria/RS? Para responder tal questionamento, o presente estudo teve como objetivo examinar o relacionamento dos construtos Consciência da Marca; Materialismo; Comparação Social; Inovatividade fashion e Envolvimento fashion sobre a Atitude e Intenção de Compra de tênis de marca entre estudantes do ensino médio da rede estadual de Santa Maria/RS. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, causal e com abordagem quantitativa, por meio de uma survey adaptada do estudo de Zhang e Kim (2013) e aplicada em estudantes do ensino médio da rede estadual do município de Santa Maria/RS. A coleta de dados foi realizada com 1197 estudantes do ensino médio distribuídos por 8 escolas com maior quantidade de estudantes em cada Região Administrativa de Santa Maria/RS. A análise de dados compreendeu as técnicas de análise univariadas, bivariadas e multivariadas. No modelo inicial, o construto Comparação Social foi retirado da análise pelo fato de a variável CS1 apresentar variância negativa (-3,592) e a variável CS2 apresentar carga fatorial de 0,343. Como resultado, o modelo final validado, com base em Zhang e Kim (2013), apresentou 6 construtos e 18 variáveis. Notou-se que, o Materialismo (β=0,431) e a consciência de marca (β=0,184) foram positivamente relacionados com a Atitude de Compra de tênis de marca. A Atitude de Compra (β=0,562) foi positivamente relacionada com a Intenção de Compra de tênis de marca. Com base nos resultados do Índice de Modificação do software AMOS, os pesos de regressão indicaram ajustes no modelo estrutural proposto por Zhang e Kim (2013). Desse modo, realizou-se a proposição de um modelo baseado no estudo de Zhang e Kim (2013) para o contexto de estudantes da rede estadual de ensino médio de Santa Maria/RS. Como conclusão, a Consciência da Marca (β=0,431), o Materialismo (β=0,398) e o Envolvimento fashion (β=0,222) foram positivamente relacionados com a Intenção de Compra de tênis de marca.