Valores organizacionais e comportamento estratégico no setor hoteleiro da região turística das Hortênsias/RS
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de analisar a influência dos valores organizacionais no comportamento estratégico nas empresas do setor hoteleiro da região turística das Hortênsias/RS, na percepção dos gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter explicativo do tipo survey, de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 67 gestores, aos quais foram aplicados um questionário, tendo como base o Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) de Oliveira e Tamayo (2004) e o Instrumento de Avaliação do Comportamento Estratégico de Conant, Mokwa e Varadarajan (1990), com base em Miles e Snow (1978). Os dados obtidos foram analisados com o apoio do software SPSS para realização dos testes estatísticos. Os principais resultados encontrados expõem que os valores organizacionais prioritários foram Preocupação com a Coletividade e Conformidade, enquanto, os valores organizacionais Domínio e Bem-estar, ocuparam lugares inferiores na hierarquia. Em relação ao comportamento estratégico, foi possível identificar a predominância do comportamento Defensor e Analítico, no entanto, os dois comportamentos estratégicos menos presentes nas empresas estudadas foram Reator e o Prospector. Ainda, foi identificado que o fator Autonomia; Bem-estar; Conformidade; Domínio; Prestígio e Realização exercem influência sobre o comportamento estratégico. Já os valores organizacionais Preocupação com a Coletividade e Tradição não apresentam nenhuma influência no comportamento estratégico. Assim, identificou-se que, dois obstáculos devem ser superados, a redução do número de empresas Reatoras e a geração de vantagem competitiva através da adequação do valor Bem-estar aos valores da organização, buscando assim de vantagem competitiva, através da implementação de um comportamento estratégico Analítico.