Cursos de formação inicial e continuada e a inserção no mercado de trabalho: o caso da UFSM e das organizações militares de Santa Maria
Resumo
Educação e trabalho são direitos inter-relacionados que o cidadão brasileiro adquiriu ao longo
da história do país e que, no atual contexto social, imerso na globalização e na tecnologia,
assumem uma interdependência ainda maior entre si. O presente estudo tem como objetivo
verificar a inserção no mercado de trabalho dos egressos dos cursos de Formação Inicial e
Continuada (FIC), realizados mediante articulação entre a Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) e as Organizações Militares de Santa Maria, no âmbito do Programa Nacional
de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A pesquisa foi desenvolvida em
forma de estudo de caso, com vistas a diagnosticar a situação dos egressos em relação ao
mercado de trabalho e a influência da realização do curso para essa circunstância. A coleta de
dados ocorreu por consulta a documentos e registros e por aplicação de questionários aos
egressos dos cursos FIC realizados no Colégio Técnico Industrial. Os egressos dos cursos FIC
nos anos de 2012, 2013 e 2014 foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados apresentam um
diagnóstico da atual situação dos cursos FIC em termos de efetividade, identificando suas
limitações e propondo-se medidas que possam aumentar a contribuição desses cursos de
Educação Profissional para a inserção do jovem no mercado de trabalho e para incentivar a
continuidade dos estudos.