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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorFrança, Darliana Sidicléa
dc.date.accessioned2014-09-25T14:00:06Z
dc.date.available2014-09-25T14:00:06Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/511
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThere are numerous changes that occur every day affecting various sectors of society, including education. Over time the management model school -based technocratic model was no longer consistent with the educational context that Brazil was experiencing. It was necessary transformations and they were implemented by school management model characterized by decentralization of power, which caused the largest school administrative, political, financial and educational, founding democratic management. Such responsibility requires managers, in this case the director, more skilled with theoretical and practical support in accordance with the socio-cultural context that is living up. In this perspective, it is questionable whether there is a specific training school manager? Aiming to identify the priority that this training. Through a literature search , it was revealed that there is training for school managers and that they are not recent , a government program called " School Managers of Public Education " a government policy that aims to qualify the manager in the quest for quality education social . Continuing education would be a way for managers to develop skills to plan, identify and solve problems in a participatory manner, seeking to integrate all members of the school community, demonstrating leadership democratic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEscolapor
dc.titleFormação de gestores: um processo complexo e desafiadorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoInúmeras são as mudanças que ocorrem todos os dias afetando os mais variados setores da sociedade, inclusive a educação. Com o passar do tempo o modelo de administração escolar baseada no modelo tecnocrático não era mais condizente com contexto educacional que o Brasil estava vivenciando. Era preciso transformações e elas concretizaram-se através da gestão escolar, modelo marcado pela descentralização do poder, o que proporcionava a escola maior autonomia administrativa, política, financeira e pedagógica, inaugurando assim, a gestão democrática. Tamanha responsabilidade exige gestores, nesse caso o diretor, mais qualificados com suporte teórico e prático de acordo com o contexto sociocultural que está vivendo-se. Nesta perspectiva, buscou-se subsídios teóricos sobre a formação de diretores escolares, através de uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Destacou-se iniciativas governamentais em ofertar formação continuada a gestores educacionais e escolares no intuito de qualificar as suas práticas com vistas à uma educação de qualidade social. A formação continuada seria um meio para os gestores/diretores desenvolverem habilidades de planejar, identificar e resolver problemas, de modo participativo, buscando integrar todos os membros da comunidade escolar, demonstrando assim liderança democrática através da articulação e compartilhamento de ações administrativas e pedagógicas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [376]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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