Formação de gestores: um processo complexo e desafiador
Abstract
Inúmeras são as mudanças que ocorrem todos os dias afetando os mais variados setores da sociedade, inclusive a educação. Com o passar do tempo o modelo de administração escolar baseada no modelo tecnocrático não era mais condizente com contexto educacional que o Brasil estava vivenciando. Era preciso transformações e elas concretizaram-se através da gestão escolar, modelo marcado pela descentralização do poder, o que proporcionava a escola maior autonomia administrativa, política, financeira e pedagógica, inaugurando assim, a gestão democrática. Tamanha responsabilidade exige gestores, nesse caso o diretor, mais qualificados com suporte teórico e prático de acordo com o contexto sociocultural que está vivendo-se. Nesta perspectiva, buscou-se subsídios teóricos sobre a formação de diretores escolares, através de uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Destacou-se iniciativas governamentais em ofertar formação continuada a gestores educacionais e escolares no intuito de qualificar as suas práticas com vistas à uma educação de qualidade social. A formação continuada seria um meio para os gestores/diretores desenvolverem habilidades de planejar, identificar e resolver problemas, de modo participativo, buscando integrar todos os membros da comunidade escolar, demonstrando assim liderança democrática através da articulação e compartilhamento de ações administrativas e pedagógicas.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [995]