Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação de gestores: um processo complexo e desafiador

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (412.8Kb)
Data
2013-11-29
Autor
França, Darliana Sidicléa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Inúmeras são as mudanças que ocorrem todos os dias afetando os mais variados setores da sociedade, inclusive a educação. Com o passar do tempo o modelo de administração escolar baseada no modelo tecnocrático não era mais condizente com contexto educacional que o Brasil estava vivenciando. Era preciso transformações e elas concretizaram-se através da gestão escolar, modelo marcado pela descentralização do poder, o que proporcionava a escola maior autonomia administrativa, política, financeira e pedagógica, inaugurando assim, a gestão democrática. Tamanha responsabilidade exige gestores, nesse caso o diretor, mais qualificados com suporte teórico e prático de acordo com o contexto sociocultural que está vivendo-se. Nesta perspectiva, buscou-se subsídios teóricos sobre a formação de diretores escolares, através de uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Destacou-se iniciativas governamentais em ofertar formação continuada a gestores educacionais e escolares no intuito de qualificar as suas práticas com vistas à uma educação de qualidade social. A formação continuada seria um meio para os gestores/diretores desenvolverem habilidades de planejar, identificar e resolver problemas, de modo participativo, buscando integrar todos os membros da comunidade escolar, demonstrando assim liderança democrática através da articulação e compartilhamento de ações administrativas e pedagógicas.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/511
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.