SistEX um sistema dinâmico para detectar a experiência do aluno
Resumo
A difusão do uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) apresenta um grande
potencial para o desenvolvimento de aplicações que atendam necessidades na área da
educação. Em ambientes U-Learning o objetivo é buscar informações relacionadas às
necessidades e preferências dos usuários para criar o seu contexto e apresentar adaptações no
seu conteúdo para se adequar ao perfil do usuário, visto que na maioria dos AVAs
tradicionais, como o Moodle, esse processo geralmente não é considerado. Tendo em vista a
importância de uma aplicação mais dinâmica e que consiga se adaptar continuamente aos
níveis de conhecimento dos alunos, esta dissertação propõe um módulo denominado de
SistEX (Um Sistema Dinâmico para Detectar a Experiência do Aluno). As adaptações
realizadas no ambiente utilizaram a Hipermídia Adaptativa, sendo que o tipo de informação
coletada foi o nível de conhecimento do usuário, que foram obtidas por meio de aplicações de
questionários. Além disso, foi utilizado e adaptado o algoritmo Q-Learning, proveniente do
sistema tutor inteligente (STI), para contribuir no processo de aprendizagem do usuário.
Como resultados, no teste de Software e com usuários demonstraram que o ambiente SistEX
atuou de forma satisfatória, tendo como base as avaliações feitas por usuários que testaram o
módulo e o seu funcionamento. O questionário aplicado foi o System Usability Scale (SUS)
sobre o módulo desenvolvido, que apresentou resultado dentro de uma escala considerada
como boa, o que contempla os objetivos propostos neste trabalho, mesmo que algumas
limitações e dificuldades tenham sido identificados durante o desenvolvimento.