A criança como foco do planejamento na educação infantil: concepções de professoras
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre como as crianças são "olhadas" para a construção do planejamento, bem como a forma como ele acontece em uma instituição de Educação Infantil. Tendo em vista estas inquietações, objetivou-se discutir e refletir sobre o olhar do professor referente à criança na construção do planejamento. Assim, foram entregues para duas professoras da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo-UFSM, alguns questionamentos que serviram para subsidiar a análise reflexiva frente à pesquisa. Nesse sentido, elas foram questionadas a respeito de suas práticas, com as seguintes perguntas: Qual sua concepção de planejamento?; Quais são os pontos de partida para a elaboração do teu planejamento?; Como tu vês a criança na organização da tua prática? Como professora de crianças pequenas, acredito e defendo que a partir delas possa vir a surgir uma grande temática de trabalho, e o presente artigo, a partir da análise reflexiva dos questionamentos realizados veio ao encontro com minhas concepções, pois ambas ressaltam a importância da criança ser o centro do planejamento, bem como, que o mesmo é um instrumento importante para a organização de suas práticas como professoras.